ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Fibria pede indenização de R$ 100 mi da Eldorado por uso indevido de eucalipto

Renata Volpe Haddad | 02/09/2015 18:40

A Fibria, dona de uma fábrica de celulose instalada em Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, entrou na última semana de agosto, com uma ação de indenização contra a Eldorado Brasil Celulose, no valor de R$ 100 milhões.

Controlada pela J&F Investimentos, a Eldorado é acusada de ter usado indevidamente em suas fazendas, um clone de eucalipto registrado pela Fibria. Segundo o Valor Econômico, a ação representa mais um capítulo da disputa judicial iniciada em 2013 entre as duas companhias.

Em agosto de 2014, houve conclusão da perícia, que foi anexada ao processo que corre na comarca de Três Lagoas, e que aponta 99,99999981% de probabilidade, de cinco das seis amostras de partes de eucalipto recolhidas em diferentes fazendas usadas pela Eldorado, serem geneticamente idênticas à cultivar VT02 da Fibria, que é protegida pela SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares).

Na época, a Eldorado contestou a imparcialidade da perícia e, também, a eficácia do teste de DNA isoladamente. A empresa alegou que a legislação de cultivares faz uma série de restrições a esse tipo de análise.

Nos siga no Google Notícias