ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Fiems estuda ação contra São Paulo para manter incentivos fiscais

Edivaldo Bitencourt | 12/03/2013 09:59

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) estuda que medidas adotar para anular ou suspender o Decreto 58.918, editado neste ano pelo governador de São Paulo, Geraldo Alkmin (PSDB), para anular os incentivos fiscais concedidos pelo Governo sul-mato-grossense.

A Secretaria de Fazenda de São Paulo só vai aceitar a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos casos aprovados pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).
No caso de Mato Grosso do Sul, a indústria que vender o produto para São Paulo será obrigada a recolher o valor cheio do tributo. Na prática, o decreto não reconhece lei estadual sul-mato-grossense que concede o benefício fiscal para as empresas.

Segundo o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, em compensação, o crédito de ICMS referente a tais produtos poderá ser usado de forma integral.Ele explica que, com o decreto, São Paulo cria uma nova estratégia em relação à guerra fiscal.

“Isso porque há decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que é inconstitucional criar incentivos sem a autorização do Confaz. Impedir o uso do crédito integral também seria. A medida garante o crédito integral do ICMS destacado na nota fiscal, se o recolhimento da diferença for realizado”, detalhou.

A Fiems discute com a Secretaria Estadual da Fazenda os impactos e as medidas cabíveis. Também conversa com a Adial Brasil (Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável) para alinhar uma ação.

Nos siga no Google Notícias