ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Fim da tarifa de energia aumentará competição industrial

Redação | 29/05/2009 19:14

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Marcolino Longen, disse hoje que com o fim da RTE (Recomposição Tarifária Extraordinária), mais conhecida como a "tarifa do apagão" e que estava em vigor desde 2001, os produtos industrializados no Estado se tornarão mais competitivos.

Com o fim da tarifa do apagão, a partir de 1º de junho, a população poderá sentir uma redução de 7,9% na conta de energia elétrica, principalmente os consumidores industriais. Para Longen, a decisão de redução da tarifa facilitará a entrada de produtos industrializados de MS em outros Estados.

Ainda de acordo com o presidente da Fiems, a medida promoverá a competitividade entre os preços dos produtos do Estado. Assim, eles terão chances iguais de concorrer com os de outros mercados.

Quem mais será privilegiado através da redução da tarifa energética é o consumidor final dos produtos industrializados, de acordo com Longen. Algumas empresas, segundo ele, também se recuperarão da crise com mais facilidade, como é o caso das que consomem mais energia, que são as de plásticos, alimentos e vestuários.

Compensação - A RTE foi criada para compensar as distribuidoras pelas perdas que tiveram com o racionamento de energia elétrica na época do risco do apagão, em 2001, quando houve déficit de R$ 2,8 bilhões em todo o País. Em janeiro de 2004, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) reduziu os prazos de validade da tarifa extra.

O tempo de duração da tarifa extra no Estado caiu em nove meses, de 82 para 73 meses, para a Enersul, que distribui a energia para 73 municípios do Estado, e de 59 para 58 meses para a Elektro, que abastece cinco cidades vizinhas ao Estado de São Paulo.

Nos siga no Google Notícias