ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Financiamento para pessoa física tem mais transparência

Redação | 03/03/2008 10:30

Entra em vigor hoje (3) o Custo Efetivo Total (CET), uma nova regra válida para financiamentos de pessoas físicas, que permitirá ao consumidor comparar o custo  final de um produto em vários fornecedores diferentes e torna essas operações mais transparentes.

Por essa regra, em todas as operações de crédito, como leasing e crediário em lojas, as instituições financeiras devem informar em uma única taxa o custo total do produto, considerando juros, tributos, tarifas (como a de abertura de crédito), seguros e outras despesas cobradas dos clientes. A regra foi definida na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro do ano passado.

A nova norma também estabelece que a instituição deve assegurar, na hora da contratação, que o cliente ficou ciente de todas os itens considerados no cálculo da CET. Os anúncios publicitários também devem conter, de forma clara e legível, o CET.

No cálculo do CET não entram taxas flutuantes, índice de preços e outros referenciais de remuneração cujo o valor seja alterado no decorrer do prazo da operação. Mas essas informações devem ser divulgadas juntamente com o CET.

Nos siga no Google Notícias