ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Focado no comércio de bairro, 1º Semana do Mercado de Vizinhança começa hoje

Palestras e workshops voltados a minimercados, mercadinhos e armazéns acontecem na sede do Sebrae

Renata Volpe Haddad | 01/09/2015 16:16
Na 1º Semana do Mercado da Vizinhança, terá oficina sobre como evitar o desperdício de alimentos, em minimercados e hortifrutis. (Foto: Vanessa Tamires)
Na 1º Semana do Mercado da Vizinhança, terá oficina sobre como evitar o desperdício de alimentos, em minimercados e hortifrutis. (Foto: Vanessa Tamires)

Pensando em fortalecer pequenos e médios estabelecimentos localizados em bairros, a 1º Semana do Mercado de Vizinhança realizada pelo Sebrae, começa hoje e vai até 3 de setembro, com capacitação para empreendedores que possuem minimercados, mercearias, açougues, lojas de conveniência, hortifrutigranjeiros e empórios.

De acordo com o coordenador do setor de comércio e serviço do Sebrae e gestor deste projeto, Carlos Alberto do Valle, informa que atualmente o consumidor busca por praticidade, pois alegam não ter mais tempo de ir às compras. "Este cenário foi levantado através de dados que mostram o perfil do consumidor. Como as famílias estão menores hoje em dia e comprando apenas o que é realmente importante", explica.

Sendo assim, a 1º Semana do Mercado de Vizinhança que será realizada na sede do Sebrae, oferece para este tipo de segmento, uma semana de capacitação, com oficinas, palestras, mostrando a nova tendência no setor de alimentos e sustentabilidade para o pequeno negócio.

Conforme do Valle, uma das oficinas oferecidas é o de cartazista. "Sim, é oficina de cartaz. Vamos mostrar que com uma cartolina escrita em vermelho destacando uma promoção do minimercado ou da padaria, pode chamar atenção do consumidor, que entra no estabelecimento e aproveita o produto em oferta", afirma.

Outros cursos em destaque são o de redução de desperdício, dicas de fidelização de clientes e eficiência energética. "O momento atual é de olhar crítico na questão financeira, o empresário tem que aumentar a lucratividade e economizar na conta de luz, utilizando recursos mais eficientes, por exemplo", avalia.

A abertura oficial vai ser realizada hoje às 19h. A primeira palestra da 1º Semana do Mercado de Vizinhança, será sobre cenário e tendências da economia: impacto e desafios da crise no varejo de alimentos.

Todos os eventos são gratuitos. Os interessados podem se inscrever pelo telefone: 0800 570 0800. A sede do Sebrae está localizada na avenida Mato Grosso, 1661, Centro.

Nos siga no Google Notícias