ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Frigorífico de peixes que vai processar mil quilos por dia reabre neste mês

Caroline Maldonado | 05/11/2014 08:42
Representantes do Governo do Estado se reuniram com produtores de cooperativa (Foto: Divulgação/Seprotur)
Representantes do Governo do Estado se reuniram com produtores de cooperativa (Foto: Divulgação/Seprotur)

Com apoio do Governo do Estado, será reaberto neste mês o frigorífico de peixes de Mundo Novo, a 476 quilômetros de Campo Grande, que tem capacidade de processar aproximadamente mil quilos de filé por dia. O emprendimento vai beneficiar de forma direta aproximadamente 30 famílias, que produzem no município cerca de 600 toneladas de pescado por ano, em 250 hectares de lamina d’agua.

Segundo a Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), o frigorífico vai processar tilápia, bagre, pacu e carpa. Em visita a Mundo Novo, nesta semana, o superintendente Cesar Moura se reuniu com representantes da Copisc (Cooperativa dos Piscicultores), responsáveis pela administração do frigorifico.

A secretaria não divulgou a data exatda da reabertura do frigorífico. Participaram da reunião o presidente da cooperativa Alcindo Bork e os diretores Luiz Alberto Vargas Canto, Luiz Carlos Vanzin e Ildo Francisco Eschiavenin, a agrônoma da Agraer Katia Recalde e a vereadora Nilva Ramos de Oliveira, representando a Câmara Municipal.

Durante a visita à cidade, o superintendente aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto Peixe Vida, sanar dúvidas dos piscicultores, levantar informações sobre as dificuldades enfrentadas e principalmente demostrar que o Governo do Estado é parceiro dos produtores.

De acordo com a Seprotur, o projeto de inclusão e reorganização da piscicultura do Estado pretende orientar e regulamentar as atividades de piscicultura nos municípios contemplados pelo projeto, assim como orientar os piscicultores para um manejo adequado e sustentável, para otimizar a produção e a renda desses produtores.

Dia de Campo – O evento que demonstra o projeto a produtores interessados em fazer parte será realizado no dia 27 de novembro, em Mundo Novo. O Superintendente apresentará o projeto aos Piscicultores do Cone Sul do Estado. O Dia de Campo terá ainda palestra do zootecnista Américo Boscaine, sobre a qualidade da água e doenças dos peixes.

Nos siga no Google Notícias