ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Frigorífico 'invade' o varejo e comércio teme

Redação | 12/02/2010 15:32

Corguinho, a 100 quilômetros de Campo Grande, inaugura em Mato Grosso do Sul o serviço do frigorífico JBS Friboi de venda direta de cortes de carne bovina, de porta em porta. A proposta começa a funcionar no próximo dia 18 de fevereiro e é uma forma de atingir os consumidores sem intermediários, diretamente no varejo.

Apesar de ser um projeto novo em Mato Grosso do Sul, a venda direta de cortes de carne ao consumidor já acontece em Andradina, interior de São Paulo, desde o fim do ano passado. O sucesso levou o grupo a ampliar este tipo de venda a varejo, mas começando pelas cidades do interior paulista e sul-mato-grossense. Em Campo Grande, ainda não há data específica para início das operações.

Com 20 anos de experiência no setor, José Luiz Silveira, proprietário de um açougue no bairro Tiradentes, em Campo Grande, teme que o novo projeto do JBS Friboi cause prejuízos ao seu comércio e ao setor.

"Eu forneço a churrascarias, restaurantes e vendo para o consumidor. O frigorífico vende diretamente para mim. Se ele atravessar este processo, estará tirando os clientes de todos os açougues", reclama o comerciante.

Segundo Silveira, seu açougue já contou com seis funcionários e hoje possui apenas três. "Se já está difícil agora, imagina quando eles começarem vender direto para o consumidor. Quanto não vai dar de prejuízo? A impressão que tenho é que só os grandes recebem incentivos para isso, enquanto os pequenos não têm proteção nenhuma", desabafa.

Mulheres na ativa - Somente mulheres trabalharão no serviço de venda direta da JBS Friboi. Nesta tarde, 40 delas participavam de um curso de capacitação que as prepara para encarar as vendas nas ruas.

Segundo algumas das participantes que não quiseram revelar seus nomes, a escolha de mulheres para a tarefa reflete uma preocupação na hora da venda: não causar ciúmes aos maridos.

Nenhum representante do JBS Friboi da Capital quis comentar o novo projeto do grupo. A JBS tornou-se líder mundial no mercado de proteínas a partir da associação com o Bertin em setembro do ano passado.

Nos siga no Google Notícias