ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Funcionários e fornecedores recebem capacitação para atender indústrias

Priscilla Peres | 19/05/2015 10:13
Profissionais atuam na qualificação de trabalhadores. (Foto: Divulgação Fiems)
Profissionais atuam na qualificação de trabalhadores. (Foto: Divulgação Fiems)

O Sistema Fiems (Federação da Indústria de MS) vai qualificar trabalhadores e desenvolver a cadeia de fornecedores para atender as indústrias de celulose, instaladas em Três Lagoas - distante 338 km da Capital. A Eldorado Brasil e a Fibria anunciaram neste mês, que deram início ao processo de duplicação das unidades.

Juntas, as duas empresas vão investir quase R$ 16 bilhões no município, que já é considerado a Capital da Celulose. Para apoiar esses projetos, a Fiems por meio do Senai e IEL, vai atuar diretamente em áreas que carecem de atendimento e capacitação profissional.

“Na implantação de empreendimentos desse porte ou até mesmo na sua ampliação, primeiramente, o processo passa pela construção civil e montagem, em que há um maior contingente de pessoas a serem qualificadas e o Senai possui experiência própria nessa formação”, declarou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.

Em ações dentro dos canteiros de obras, bairros ou na unidade física, o Senai leva qualificação aos trabalhadores. Na parte de operação, o processo da formação começa antes mesmo de concluída a infraestrutura. “Já está acordado mais de duas mil capacitações com a Eldorado em diferentes modalidades e, ao longo do processo, podem surgir outras demandas”, afirmou.

Já a formação de fornecedores para atender as grandes indústrias é feita a partir do PQF(Programa de Qualificação de Fornecedores), desenvolvido pelo IEL com apoio do Sebrae e que já certificou pelo menos 105 empresas nas cinco edições do programa, gerando mais de R$ 160 milhões de negócios entre fornecedores e grandes empresas no município, conforme informou o superintendente do IEL, Bergson Amarilla.

“O PQF tem foco na qualificação dos fornecedores para atender as grandes empresas instaladas no município e o trabalho desenvolvido pelo Sistema está mudando o cenário de Três Lagoas, transformando a região e contribuindo para o nosso desenvolvimento”, disse, acrescentando que a qualificação de fornecedores abrange as áreas da construção, serviços hidráulicos e elétricos, hotelaria, recursos humanos, comunicação, alimentos, transporte, entre outros.

Nos siga no Google Notícias