ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Gado paraguaio poderá ser abatido em Porto Murtinho

Redação | 21/05/2009 15:50

Mato Grosso do Sul tenta convênio para viabilizar que o gado paraguaio possa ser abatido em Porto Murtinho, município distante 484 quilômetros de Campo Grande e que faz fronteira com o país vizinho. O prefeito da cidade, Nelson Cintra (PSDB), revelou que viaja dia 29 a Assunção (PY), com a secretária de Produção, Tereza Cristina, na intenção de fechar o acordo, que possibilitará a entrada de gado em pé ao Estado.

A Marfrig Alimentos anunciou a retomada dos abates na unidade de Porto Murtinho, prevista para ocorrer até a próxima segunda-feira. A expectativa é abater 850 bovinos por dia.

Segundo o prefeito, o convênio poderá baratear o custo para o frigorífico, que atualmente compra gado em Bela Vista e Jardim, de propriedades mais distantes que as do Alto Paraguai. Ele prevê como consequência queda do preço também para o consumidor.

De acordo com Cintra, a região do Alto Paraguai tem 150 mil animais e fica longe de Assunção, onde são abatidos. Desta maneira, a assinatura de convênio neste sentido seria viável tanto para os produtores paraguaios quanto para a empresa.

O prefeito ressalta ainda que a medida não foi adotada antes porque o Paraguai não tinha o status de área livre de febre aftosa. Com a obtenção do status, o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) liberou o convênio, segundo Cintra.

Para ele, as negociações estão perto de ser concluídas.

Nos siga no Google Notícias