ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Geração de emprego na indústria inicia recuperação com 900 vagas em 4 meses

Mariana Castelar | 01/06/2016 14:07
Mesmo com  901 vagas de emprego no setor industrial, balanço ainda é negativo (Foto: Assessoria Fiems)
Mesmo com 901 vagas de emprego no setor industrial, balanço ainda é negativo (Foto: Assessoria Fiems)

Nos primeiros quatro meses de 2016, foram abertas 901 vagas de emprego no setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, de acordo com o conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems Ezequiel Resende, só em abril foram criadas 572 vagas, se tornando o mês com o melhor desempenho registrado nos últimos 26 meses.

“Quando são considerados os últimos 12 meses, o saldo segue negativo com 7.823 vagas encerradas na indústria estadual”, disse. Considerando todos os setores da economia estadual, no mês de abril foram abertas 919 vagas, enquanto no acumulado de janeiro a abril o resultado aponta a criação de 2.530 postos de trabalho.

“Nos últimos 12 meses a situação é completamente diferente, com o fechamento de 11.292 vagas no mercado de trabalho”, destacou.

O conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou o mês de abril de 2016 com 126.399 trabalhadores empregados, indicando crescimento de 0,39% em relação a março.

“Com esse desempenho a indústria segue com o terceiro maior contingente de trabalhadores formais do Estado”, que informa que a atividade industrial responde por 19,6% de todo o emprego formal existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás do setor de serviços, que emprega 191.832 trabalhadores.

De janeiro a abril deste ano, Mato Grosso do Sul, teve 95 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, proporcionando a abertura de 3.131 vagas, entre elas a construção de edifícios, que abriu 705 postos. Entre os municípios, Três Lagoas ficou como a cidade que mais contratou, como 798 vagas de trabalho.

Nos siga no Google Notícias