ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Gigantes da celulose transportaram 1,6 milhões de toneladas neste ano

Liana Feitosa | 15/12/2014 16:33

A produção de celulose, em Mato Grosso do Sul, está em crescimento. As duas maiores fábricas do produto no Estado, Fibria e Eldorado, transportaram 1,6 milhões de toneladas do produto até o porto de Santos neste ano, o que significa um crescimento superior a 50% em relação ao ano passado.

O transporte é feito pela malha ferroviária de responsabilidade da ALL (América Latina Logística). Para Carlos Teixeira de Freitas, representante da empresa, a utilização das linhas é uma alternativa eficaz para o escoamento da produção, já que está em crescimento. “Este setor (da celulose) está em franco crescimento e a parceria construída entre os players e a ferrovia é um case de sucesso", afirma.

"Os volumes estão crescendo de forma expressiva e a solução logística que oferecemos é uma forte aliada para o aumento da competitividade dos nossos clientes”, completa.

Porcentagem - De acordo com Freitas, a celulose representa aproximadamente 15% do total de produtos industriais transportados pela ALL. “É um crescimento bastante representativo e que retrata muito bem o cenário da celulose no país”, aponta. Os carregamentos de celulose, da Fibria, são feitos em Três Lagoas e, da Eldorado, Aparecida do Taboado.

Segundo o diretor da Reflore MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Benedito Mário, vários fatores indicam que, até o fim do ano, os índices continuem positivos.

Variedade - “Por conta da forte demanda das indústrias de celulose, houve um crescimento muito significante na produção. Talvez Mato Grosso do Sul seja um dos poucos estados do Brasil com as condições favoráveis para produzir: terra, situação fundiária boa, propriedades grandes, e topografia boa, com áreas planas”, analisa.

Dados da Ibá (Associação Indústria Brasileira de Árvores), a produção de celulose chegou a 12 milhões de toneladas de janeiro a setembro deste ano no Brasil, com alta de 7,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 11,2 milhões de toneladas.

Os bens produzidos em Mato Grosso do Sul podem ser escoados em 1.296 km de malha ferroviária, sendo que os principais produtos transportados são álcool, gasolina, diesel, minério de ferro, minério de manganês, celulose, produtos siderúrgicos, milho, soja, farelo de soja e containers de frigorífico.

Nos siga no Google Notícias