ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Governador garante apoio para construção da 1ª zona de exportação

Liana Feitosa | 10/04/2015 08:47
Participaram da reunião o governador Azambuja (à esquerda), o prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina (esquerda de Azambuja), entre outros representantes, como Eduardo Riedel e Jaime Verruck. (Foto: Chico Ribeiro / Divulgação Estado)
Participaram da reunião o governador Azambuja (à esquerda), o prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina (esquerda de Azambuja), entre outros representantes, como Eduardo Riedel e Jaime Verruck. (Foto: Chico Ribeiro / Divulgação Estado)

Foi apresentado o projeto da primeira ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Mato Grosso do Sul. A proposta foi mostrada pelo prefeito Pedro Caravina (PSDB), de Bataguassu, cidade a 335 quilômetros de Campo Grande, em encontro com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

O empreendimento contará com espaço de 240 hectares divididos em quatro lotes, dotados de água, esgoto e ruas pavimentadas que vão abrigar a alfândega da Receita Federal e as unidades industriais.

Caravina pediu apoio de Azambuja para divulgar a proposta, atrair empreendedores e, assim, desenvolver a região. “A ZPE pode contar com o apoio do governo, principalmente na área da logística que vamos trabalhar nessa região, já que lá contamos com o porto hidroviário Joaquim Lara, no Rio Pardo, e também com a divulgação para os empresários exportadores”, respondeu o governador ao prefeito.

Características - Pela primeira vez um município do Estado terá parque industrial desse porte, que conta com regime fiscal, cambial e administrativo diferenciado, com isenções de impostos e contribuições federais, como o Imposto de Importação, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). As empresas também não são obrigadas a reverter em reais os lucros obtidos com exportações.

De acordo com o prefeito de Bataguassu, outro fator que atrai investimento para a cidade e ao empreendimento é que a região conta com a hidrovia Tietê-Paraná, caminhos com acesso direto aos portos de Santos, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná, e com ramal ferroviário passando próximo à cidade de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande.

A reunião também contou com a participação dos secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, que se comprometeu em cuidar pessoalmente do apoio ao projeto.

Nos siga no Google Notícias