ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Governo ainda estuda se alíquota de IPVA será de 2,5% ou 5% em 2016

Renata Volpe Haddad | 06/10/2015 17:55
Alíquota em Mato Grosso do Sul é de 5%, porém, por decreto, todos os anos o governo estadual reduz para 2,5%. (Foto:Fernando Antunes/Arquivo))
Alíquota em Mato Grosso do Sul é de 5%, porém, por decreto, todos os anos o governo estadual reduz para 2,5%. (Foto:Fernando Antunes/Arquivo))

O Governo de Mato Grosso do Sul vai analisar se em 2016 deve continuar praticando o índice da alíquota do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em 2,5%, para carros de passeio. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estuda se adota a alíquota de 5%, sem o desconto tradicional de 50%.

Conforme o secretário de fazenda, Marcio Monteiro, a alíquota do Estado é de 5%, porém, até novembro deste ano, o governo deve decidir se reduz ou não. "Se vai ser reduzido ou não, isso é uma atribuição do governo, mas até o fim de novembro temos a resposta", comentou.

O valor do IPVA a ser pago pelos contribuintes é calculado sobre os preços médios de mercado multiplicado por sua alíquota.

Avaliado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), as alíquotas do IPVA são mantidas em 2,5% por decreto determinado todos os anos pelo governo estadual.

Atualmente as alíquotas praticadas do IPVA no Estado são de 1,0% para veículos novos de cilindrada igual ou inferior a 150; de 1,5% para caminhões, ônibus ou micro-ônibus; 2% para ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadriciclo e de 2,5% para automóvel, camionete, camioneta de uso misto e utilitário.

Nova lei - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei que cobra IPVA dos veículos com até 20 anos. Antes, o tributo não era cobrado de carros com mais de 15 anos. Esta medida faz parte do pacote de ajustes fiscais do governo estadual, para equilibrar as contas do executivo para o ano de 2016.

Com esta mudança, 129 mil carros que estariam isentos da cobrança, terão que pagar o tributo, o que vai gerar mais receita ao Estado

Nos siga no Google Notícias