ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Governo analisa pedido de redução do ICMS da energia em dois segmentos rurais

Renata Volpe Haddad e Caroline Maldonado | 11/05/2015 15:23
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Verruck falou hoje durante evento. (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Verruck falou hoje durante evento. (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está avaliando pedido do segmento da avicultura do Estado, para a redução da carga tributária estadual sobre a energia elétrica, aumentada em 11,85% em 2013, segundo a Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, Azambuja está fazendo um estudo na área de avicultura e suinocultura, além do setor produtivo que são as indústrias, componentes importantes para Mato Grosso do Sul. "O problema é que menos de 10% dos avicultores do Estado não tem a medição do aviário, mas sim de toda a propriedade e o governo quer dar benefícios para o aviário e não para a propriedade", afirmou o secretário.

Em março, representantes da Avimasul se reuniram com secretários solicitando ações para que o setor não sofresse retrocesso em função do elevado custo para produzir, já que o preço pago pela energia elétrica só não sai mais cara que a mão de obra."O foco hoje é o setor produtivo e estamos mais voltados para a avicultura e suinocultura e queremos descobrir como podemos fazer uma redução no preço da energia elétrica para tornar esses dois setores mais competitivos", explicou.

No mesmo mês, a Fiems (Federação da Indústria) e Fecomércio (Federação do Comércio) pediram que o governador reduzisse a alíquota de ICMS de 17% para 12%, nos períodos de bandeira tarifária vermelha. A medida vale apenas para o setor produtivo, responsável por 35% da energia consumida pelo Estado.

Fomento - Verruck comentou que o governo quer criar um programa estadual de fomento à suinocultura e avicultura e está se reunindo com as indústrias JBS e BR Foods para que possa ser feita a expansão desses segmentos no Estado. "Para isso daríamos um benefício para o produtor, que melhorariam a margem de ganho deles", afirmou.

Nos siga no Google Notícias