ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Governo bloqueia sistema e paralisa liberação de empréstimo consignado

Nícholas Vasconcelos | 11/04/2013 18:04

A concessão de credito consignado para os servidores do Governo do Estado está paralisada desde a manhã de ontem (10). Segundo os corretores do crédito de consignado, o Executivo bloqueou o acesso dos bancos ao sistema que consigna o salário dos funcionários públicos.

Sem acessar o Econsig (Sistema Digital de Consignações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul), os corretores não podem fazer a portabilidade dos empréstimos já realizados pelos clientes e com isso escolher menores taxas de juros.

“Estou com R$ 200 mil parados em compras e novos contratos que não posso dar andamento”, afirma Cleide Salentim dos Santos, presidente do Sindecc (Sindicato dos Corretores de Crédito de Mato Grosso do Sul).

No Estado são 350 corretores que estão impedidos de trabalhar, já que os bancos que operam os empréstimos afirmam que foram bloqueados no sistema. Em Mato Grosso do Sul, os bancos que emprestam dinheiro consignado para os servidores são o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco e BMG.

Cleide diz que os corretores entraram em contato com os gerentes dos bancos para saber o motivo do bloqueio, mas eles também desconhecem o problema. “Nem os gerentes estão sabendo, todo mundo foi pego de surpresa”, comenta.

A única informação que foi repassada ao sindicato é de que na segunda-feira (15) os representantes dos bancos vão se reunir na SAD (Secretaria de Administração).

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, mas não obteve retorno.

Impasse – A representante dos corretores lembra que o bloqueio é outro baque para o setor, já que até o fim do ano passado o Banco do Brasil tinha exclusividade para emprestar dinheiro para os funcionários do Governo do Estado.
Em 2010, o Executivo editou decreto dando exclusividade ao banco que administra a folha de pagamento estadual.

A discussão passou pela Justiça até chegar ao Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico) determinaram que a abertura do crédito, em 18 de dezembro do ano passado.

Nos siga no Google Notícias