ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Governo diz que bancos estão se cadastrando para consignados

Nícholas Vasconcelos | 03/05/2013 17:05

O Governo do Estado nega que os empréstimos consignados tenham ficado restritos a dois bancos, como têm reclamado as corretoras de créditos e servidores públicos. De acordo com a assessoria de imprensa, o que ocorre é que com a mudança do sistema de consignação é preciso que os bancos refaçam o credenciamento.

No momento, estão autorizados a fazer empréstimos somente o banco BMG e o Banco do Brasil. Antes da mudança no Econsig (Sistema Digital de Consignações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul), ocorrida no mês de abril, mais três bancos realizavam os empréstimos com desconto em folha: Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal.

Ainda de acordo com a assessoria do Governo, o processo de cadastro é interno e os demais ainda não teriam concluído. Na medida em que a atualização for feita, os bancos retornarão a emprestar dinheiro para os servidores públicos estaduais.

Nesta quinta-feira (2), a filha de um servidor aposentado entrou disse ao Campo Grande News que não conseguiu fazer um empréstimo de R$ 15 mil para o pai. Ela contou que o idoso de 78 anos tem restrição de crédito com o BMG e não consegue fazer qualquer tipo de transação.

De 2010 a 2012 os empréstimos consignados no Estado foram restritos ao Banco do Brasil durante dois anos, até que no fim do ano passado decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa do Direito Econômico) determinaram que as operações fossem abertas para as demais instituições financeiras.

Nos siga no Google Notícias