ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Governo prepara mudanças para cumprir lei que renegocia dívida

Priscilla Peres | 11/08/2016 12:27
Secretário comentou a proposta aprovada pelos deputados. (Foto: Noticias MS)
Secretário comentou a proposta aprovada pelos deputados. (Foto: Noticias MS)

A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei Complementar 257/16 que renegocia a dívida dos estados com a União e agora, cabe aos governadores se prepararem para cumprirem com a contrapartida exigida pelo governo federal. A principal e mais difícil é limitar as despesas conforme o índice anual da inflação.

Dados do Tesouro Nacional mostram que sete estados extrapolaram o limite de gastos com pessoal. Mato Grosso do Sul é o segundo, com percentual de 72,6%, sendo que o limite é de 60%. Rio Grande do Sul é o primeiro, com 75,4%.

Os números são mais um agravante para a regras que os estados terão que cumprir, assim que a lei entrar em vigor. O secretário de Estado de Fazenda, Marcio Monteiro, admite que "não vai ser simples" e que, de agora em diante, será necessário "um esforço concentrado" para administrar as finanças.

A proposta, originada de um pedido dos governadores, propõe estender em até 30 anos a dívida dos estados com a União. O valor pago mensalmente está suspenso e assim deve continuar até o fim do ano, quando entra em vigor a lei. Em janeiro, os estados voltam a pagar as parcelas, porém cerca de metade do valor, que será crescente até chegar ao montante total.

Mensalmente, Mato Grosso do Sul tinha que desembolsar R$ 100 mil, o que de acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pressionava as finanças do Estado. A proposta de lei vem para aliviar os cofres públicos, mas cobra mais organização e menos gastos dos governadores.
Marcio Monteiro explica que, em breve, o ministério deve formalizar a situação. "Não vai ser simples, vai ter que haver um esforço concentrado. Vamos começar a pensar nisso daqui em diante, porque a cada dia que passa, é um dia a menos para buscar solução para os problemas".

Proposta - Apesar de já ter sido aprovada, como emenda, os deputados federais ainda precisam analisar destaques do projeto. O que aconteceria ontem, porém a sessão foi suspensa por falta de quórum.Os destaques deverão voltar à pauta na próxima sessão de votação, que ainda será definida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e por líderes partidários.

Nos siga no Google Notícias