ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Governo prorroga redução de IPI de 70 itens e reduz juro

Redação | 29/06/2009 14:02

O Governo federal anunciou a prorrogação da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para 70 itens de bens de capital até 31 de dezembro deste ano.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a manutenção da desoneração para veículos, produtos da linha branca, material de construção, motos, trigo, farinha e pão francês.

Além disto, ele anunciou outras medidas para combater a crise e estimular o crescimento, como a redução da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e do custo de empréstimo da União para o BNDES.

Para os produtos da linha branca, a redução do IPI foi estendida até 31 de outubro.

O IPI reduzido para automóveis valerá até 30 de setembro, com retorno gradual para as alíquotas anteriores em três meses. Para caminhões, o prazo foi prorrogado por mais seis meses, valendo até 31 de dezembro. A prorrogação da desoneração do IPI sobre materiais de construção será de seis meses, até 31 de dezembro de 2009.

As motos terão a redução de PIS-COFINS prorrogada por mais seis meses e o trigo, farinha de trigo e pão francês permanecem com a contribuição reduzida até 31 de dezembro de 2010. O total da renúncia fiscal estimada para 2009 com as novas medidas é de R$ 3,342 bilhões, segundo a assessoria do Ministério da Fazenda.

O ministro informou que o Conselho Monetário Nacional deverá aprovar a redução da TJLP de 6,25% para 6%. O custo do empréstimo da União para o BNDES cairá de 8,75% para 6%. Mantega também anunciou a redução temporária da taxa de juro para o tomador final em empréstimos do BNDES para a aquisição e produção de bens de capitais e para inovação.

Nos siga no Google Notícias