ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Grupo Investty Brazil deverá restituir clientes lesados

Redação | 03/03/2009 18:58

A empresa Grupo Investty Brazil e suas sócias Heliomara Gonçalves da Silva e Edimara de Oliveira Souza foram condenadas pelo juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Dorival Moreira dos Santos, a restituir os valores captados em poupança popular através de sociedade em conta de participação. O juiz arbitrou ainda uma indenização por danos morais a cada consumidor, de R$ 3 mil.

Através da sociedade em conta de participação, a empresa e as sócias ficavam à margem da fiscalização do poder público, quando o certo seria que os consórcios tivessem autorização do Banco Central.

Com sede em São Paulo, a empresa mantinha serviços de atendimento a consumidores via telefone 0800. Assim, muitos consumidores acabaram aderindo ao sistema de compra parcelada como se fossem sócios da respectiva sociedade em conta e só tinham acesso ao contrato após o pagamento da primeira parcela.

A garantia dada pela empresa era de que a partir da quarta parcela seria possível ganhar o recurso para a compra de bens. A medida é apontada pelo MPE (Ministério Público Estadual) como estelionato, contudo, a ação que tramita na Vara de Direitos Difusos tem cunho somente civil, para assegurar a restituição aos consumidores lesados.

Foi determinada pelo juiz a quebra de sigilos bancário e fiscal e a desconsideração da personalidade jurídica da empresa para que se possa chegar a bens das sócias e garantir a restituição de valores.

Os denunciados foram defendidos pela Defensoria Pública, após terem a revelia decretada. A empresa foi registrada na Junta Comercial de São Paulo, tendo sido apontado, à época de sua formalização, o capital social de R$ 20 mil.

Outra determinação imposta pelo juiz é a que determina que os consumidores beneficiados com o bem pleiteado devem quitar os valores pactuados, uma vez que o a verba adquirida era por meio de alienação fiduciária e o bem só fica desonerado após a quitação da obrigação.

Nos siga no Google Notícias