ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Hidrelétrica de MS tem a pior situação do País: reservatório está zerado

Priscilla Peres | 27/01/2015 10:24
Seca é considerada uma das piores da história do rio Paraná, em Ilha Solteira. (Foto: A Voz do Povo/Ilha Solteira)
Seca é considerada uma das piores da história do rio Paraná, em Ilha Solteira. (Foto: A Voz do Povo/Ilha Solteira)

A maior Usina Hidrelétrica de Mato Grosso do Sul, a de Ilha Solteira, está operando com o reservatório em zero porcento, a situação é a pior do país, segundo informações do ONS (Operador Nacional do Sistema). Administrada pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo), a usina é a terceira maior do Brasil e apesar de já utilizar água do volume morto, continua operando.

A seca do rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), onde a usina está localizada, é considerada uma das piores da história por moradores locais. Nos municípios ainda não há problemas no abastecimento de água, porém a geração de energia está cada vez mais comprometida.

Ilha Solteira tem capacidade para produzir 3.444,0 MW, por meio de 20 unidades geradoras com turbinas tipo Francis. De acordo com o site A Voz do Povo de Ilha Solteira, a seca atinge o município desde junho de 2014, porém só agora o ONS confirmou que o reservatório está zerado.

Ao utilizar água do chamado volume morto, a usina perde a capacidade de regular o armazenamento de energia, deixando o sistema mais vulnerável em períodos de estiagem. Isso por que se o volume de água chegar a um nível muito baixo, fica impossível utilizá-lo para produzir energia.

Ainda de acordo com A Voz do Povo, Ilha Solteira estava operando com um terço da capacidade total, porém após a parada programada de energia na semana passada, o ONS determinou que aumentasse a produção de energia para 100%, o que deve diminuir ainda mais o nível do reservatório.

Situação - De acordo com relatório do ONS, no dia 25 de janeiro (domingo), a região Sudeste e Centro-Oeste produziram juntas, 36,11% da energia, sendo 21,8% de hidrelétricas, 11,59% da termoelétricas e 3,44% de nuclear. A produção dessa região é a maior do país principalmente por causada da usina Itaipu Binacional.

Ontem, a energia produzida pelas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste aumentou para 28,19%, das termoelétricas caiu para 9,49% e nuclear também diminuiu para 2,85%. Todas somam 40,53%.

Em novembro do ano passado, o engenheiro Carlos Augusto Kirchner em entrevista ao Jornal Hoje afirmou que a usina de Ilha Solteira já corria o risco de diminuir a produção de energia. " O volume do reservatório útil chegou a menos de 5%. A hidrelétrica não pode mais baixar o reservatório, se não ela baixa a produção. Só não estamos piores porque temos várias termoelétricas sendo acionadas e a gente entende que a população já deveria economizar energia”.

A Cesp foi procurada pelo Campo Grande News para responder sobre a produção de energia da usina de Ilha Solteira e as consequencias da seca no reservatório, porém até o fechamento desta matéria não se manifestou.

Usina é considerada a terceira maior do país. (Foto: CESP/Divulgação/EXAME/VEJA)
Usina é considerada a terceira maior do país. (Foto: CESP/Divulgação/EXAME/VEJA)
Nos siga no Google Notícias