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Campo Grande, Terça-feira, 27 de Setembro de 2016

02/02/2016 15:19

Ibedec orienta sobre cuidados com pacotes de agências de viagens

Priscilla Peres

Na semana de Carnaval, quando muitas pessoas se planejaram para viajar nos dias de folga, o IBEDEC (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo) alerta para cuidados que devem ser tomados com pacotes turísticos.

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A consultora jurídica do órgão em Mato Grosso do Sul, Bárbara GRassi orienta o consumidor para evitar dor de cabeça nos dias de festa. De acordo com ela, o primeiro passo é pesquisar se contra a agência a ser contratada tem reclamações ou denúncias no Procon.

É importante ter o contrato por escrito, onde conste o preço total da viagem, a companhia aérea ou rodoviária que fará o transporte, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os traslados, refeições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios incluídos.

Para evitar gastos extras, o ideal é conferir quais as atrações que constam no pacote da viagem. E claro, desconfiar das promoções que oferecem muitas vantagens, ficando atento sempre ao serviço anunciado, as empresas e condições.

Em caso de viagem internacional, o consumidor deve se atentar ao valor da moeda e a conversão, sabendo se o montante cobrado é com preço fixo ou variável, para não se ter surpresas. O consumidor também deve ser informado com antecedência se a viagem tem como destino cidades ou países sujeitos a furacões, terremotos, vulcões, ou alguma pandemia, como malária.

De acordo com Bárbara, se na hora de desfrutar da viagem o consumidor perceber que não está saindo conforme o contratado, exija de imediato o cumprimento do contrato da empresa, caso não consiga reverter a situação o consumidor tem que começar a produzir provas a seu favor.

Isso inclui guardar todos os documentos que comprovem fraudes na viagem e contra a agenda. Toda situação irregular pode ser denunciada para órgãos de defesa do consumidor. O Ibedec Mato Grosso do Sul funciona na Rua da Lira, nº 234, sala 2, Vila Carlota, em Campo Grande (MS). Telefones: (67) 3015-1090 e (67) 9922-1090.




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