ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Importação de hortifruti deve aumentar, assim como preço

Redação | 02/08/2008 09:00

A dependência de produtos hortifruti distribuídos, em especial, por São Paulo, ainda não tem prazo para terminar em Campo Grande. Para o bolso do consumidor, a importação significa preço mais alto, por causa do valor agregado a cada fase até a chegada do produto aos supermercados daqui.

Nos últimos 12 meses, por exemplo, a cesta básica familiar (para uma família com cinco pessoas) recebeu pressão direta dos alimentos, valorizando 10,97%.Conforme o diretor-técnico da Ceasa (Central de Abastecimento) Antônio Minari Júnior, a chave do problema está no aumento da demanda e manutenção da produção nos mesmos patamares.

Hoje, as iniciativas para aumentar a oferta de produtos locais ainda são pequenas. A Ceasa conta com cem produtores pela Cooperativa Agrícola de Campo Grade e outros 48 atacadistas.Hortas familiares e pequenas fazendas do interior de Mato Grosso do Sul também tentam suprir a demanda, mas a importação deve crescer. Em 2006 a Ceasa importou 80% de 102 mil toneladas consumidas, no ano seguinte, as vendas atingiram 110 mil toneladas, 81% delas importadas.

Nos siga no Google Notícias