ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Índice de endividamento entre consumidores é o menor em dois anos

Priscilla Peres | 28/08/2015 11:20

Os juros estão mais altos e a boa notícia é que o consumidor está preferindo comprar à vista. Pesquisa de Intenção de Consumo mostra que o nível de endividamento em Campo Grande, é o menor dos últimos dois anos.
Dados divulgados pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostram que o índice de agosto deste acho chegou a 57,3%, o menor desde setembro de 2013. Há um ano atrás, por exemplo, chegava a 66,7%.

Também é menor o índice de pessoas endividadas e com contas em atraso (23,7%), assim como o número de quem não terá condições de pagar. Em valores absolutos, são 142 mil endividados dos quais 28 mil representam os que não tem como pagar.

“O que percebemos é que o consumidor está evitando comprar a prazo, diante das incertezas econômicas”, explica o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.

Neste mês, 57,3% das famílias entrevistadas informaram que têm contas parceladas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. Em julho o índice era de 58,7% e em junho 61,5%.

O cartão de crédito lidera das dívidas de quem tem contas parceladas, apontado por 77,3%, seguido dos carnês (25%) e financiamento de carro (19,1%).

Nos siga no Google Notícias