ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Indústria de MS está com mais de um terço de sua capacidade ociosa

Mariana Rodrigues | 19/08/2015 19:38

A indústria de Mato Grosso do Sul está com mais de um terço de sua capacidade ociosa, ou seja, para 60,3% dos respondentes, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para o mês. O índice marcou 37,7 pontos em julho, queda de 5 pontos no comparativo com igual mês de 2014, sendo que ociosidade média no mês de julho em Mato Grosso do Sul foi 35%.

Segundo Ezequiel Resende, coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, o índice mantém o resultado muito abaixo do patamar considerado adequado para o período, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos. Os dados da Sondagem Industrial, foram realizados em julho deste ano pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses. De acordo com os resultados, a atividade industrial prossegue fraca e sem sinais de recuperação a curto prazo.

"Quando comparado com o mês imediatamente anterior, julho de 2015 marcou o 14º resultado consecutivo sem crescimento da produção. Nesse período, os índices ficaram abaixo da linha indicativa de expansão, que é a partir dos 50 pontos”, destacou Ezequiel Resende.

Ele reforça que seguem fracas as expectativas do industrial sul-mato-grossense, pois, na avaliação dos respondentes, já não existem chances de recuperação neste ano. “Os índices que medem a expectativa em relação à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matérias-primas ficaram, mais uma vez, abaixo dos 50 pontos, indicando que os empresários da indústria estadual não acreditam em melhoras significativas para estas variáveis nos próximos seis meses a partir de julho”, analisou.

Confiança do Empresário - Apresentando os mais baixos patamares da série histórica, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul), em agosto completa o 13° mês consecutivo com ídice inferior aos 50 pontos. “O ICEI marcou 39,4 pontos em agosto. O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira, sendo a variável de pior desempenho marcando somente 18 pontos”, analisou Ezequiel Resende.

Segundo dados da Fiems, em agosto, para 92,3% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira pioraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 85,3% dos participantes. Com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 63,2% dos respondentes, enquanto para 32,9% elas não se alteraram. Para os próximos seis meses, 66,2% dos respondentes mostraram-se pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual o pessimismo foi apontado por 50,7% dos participantes da pesquisa.

Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 32% dos respondentes mostraram-se pessimistas, patamar ainda próximo aos dos que acham que a situação permanecerá igual, que chegou a 42,3%. Além disso, quase dois terços dos empresários industriais do Estado não pretendem investir nos próximos seis meses, ou seja, 63,7% dos respondentes. “O indicador de intenção de investimento marcou ainda 42,5 pontos em agosto, recuo de 17,6% sobre igual mês do ano passado”, afirmou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Nos siga no Google Notícias