ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Indústria estadual está há 11 meses sem crescimento da produção

Renata Volpe Haddad | 25/05/2015 12:48
Desempenho das indústrias segue fraco; intenção de investimentos de empresários está no mais baixo índice. (Foto: Divulgação)
Desempenho das indústrias segue fraco; intenção de investimentos de empresários está no mais baixo índice. (Foto: Divulgação)

O desempenho das atividades industriais das empresas de Mato Grosso do Sul segue fraco. A Sondagem Industrial, realizada em abril deste ano pelo Radar Industrial da Fiems, aponta que a atividade não apresenta sinais de expansão.

De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, quando confrontado com março, abril marcou o 11º resultado consecutivo sem crescimento da produção. “Já na comparação contra o mesmo mês do ano anterior se constata que o desempenho foi ainda pior, com o índice de evolução marcando 39,2 contra 47,7 pontos.Tanto em 2015 quanto em 2014 os resultados ficaram abaixo da linha indicativa de expansão”, afirma.

Segundo informações da Fiems, a utilização da capacidade instalada segue abaixo do usual, sendo que em abril a ociosidade média em Mato Grosso do Sul atingiu 31%. “O índice marcou 35,6 pontos em abril, queda de 4 pontos em relação a março. Já no comparativo com abril de 2014 a queda foi ainda maior, de 10,3 pontos”, comenta o coordenador.

Resende afirma que o cenário econômico nacional continua támbém sem sinais de recuperação no curto prazo e o aumento do pessimismo acabaram com as expectativas dos empresários de Mato Grosso do Sul. “A expectativa em relação à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matérias-primas marcaram 42,6, 42,3, 46,9 e 43,8 pontos, respectivamente”, comenta.

Índice de confiança- O ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial) segue nos mais baixos patamares da série histórica com maio de 2015 marcando o 2º pior resultado em Mato Grosso do Sul, sendo o 10º mês consecutivo com o índice inferior aos 50 pontos. “O ICEI marcou 36,4 pontos em abril. O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira, sendo a variável de pior desempenho, marcando somente 20,7 pontos”, detalha.

Sobre a intenção de investimento do empresário industrial de Mato Grosso do Sul, ela segue nos mais baixos índices já registrados, com o industrial mostrando-se pouco confiante em relação aos investimentos para os próximos seis meses.

Nos siga no Google Notícias