ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Indústrias do Estado continuam otimistas, aponta sondagem da Fiems

Da Redação* | 03/11/2011 10:09

O melhor desempenho é esperado com as exportações de produtos

industrializados, que obteve indicador de 70 pontos

A expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis

meses continua positiva com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, aquisição de matérias-primas, exportações e contratações de funcionários, segundo Sondagem Industrial realizada em setembro pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do Estado. As melhores expectativas dos industriais sul-mato-grossenses foram registradas para as vendas externas de produtos industrializados, com o indicador alcançando a marca de 70 pontos.

Comportamentos similares foram verificados quanto ao número de empregados a serem contratadores, com 55 pontos, à compra de matérias-primas, com 53,6 pontos, e à demanda por seus produtos, com 53,3 pontos. “Nos quatro casos, os indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses (outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março), traz análise do Radar da Fiems.

Ao final do terceiro trimestre de 2011, a atividade industrial apresentou ligeira acomodação em Mato Grosso do Sul com o índice da produção industrial ficando em 48,2 pontos, ou seja, não houve crescimento. Quanto à utilização da capacidade instalada, o índice alcançou a marca de 44,6 pontos. Já o índice referente ao estoque de produtos finalizados ao final do período ficou em 54,2 pontos, indicando, deste modo, que a quantidade de produtos finalizados esteve acima daquilo que foi planejado ou desejado pelos respondentes.

Além disso, no Estado, de um modo geral, os empresários industriais se

mostraram satisfeitos com a margem de lucro operacional de suas

empresas, com o indicador apurado alcançando 51,8 pontos. Quanto às

condições de acesso ao crédito e situação financeira geral da empresa,

os indicadores alcançaram os 52,5 e 57,1 pontos, respectivamente

ICEI - Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em outubro o equivalente 53,2 pontos, sendo que

valores acima de 50 indicam empresários confiantes. No mês passado, o

destaque ficou por conta da manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação às condições atuais da economia sul-mato-grossense, bem como pelo desempenho positivo esperado para a própria empresa, que apresentaram índices equivalentes a 54,6 e 55,9 pontos, respectivamente.

Em outubro, para 26,7% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora foi apontada por 28,5% dos participantes e, por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para 35,7% dos respondentes, sendo que 46,7%, 50% e 42,9% disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no

desempenho da própria empresa, respectivamente.

Para os próximos seis meses, 60% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançou a marca de 66,7%. Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 73,3% dos respondentes mostraram-se confiantes, sendo que 26,7%, 20% e 20% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias