ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Inflação que corrige valor de aluguéis cai 0,13 ponto percentual

Marta Ferreira | 18/07/2014 09:19

A inflação medida pelo ÍGP-M(Índice Geral de Preços - Mercado) registrou, no segundo decêndio de julho, variação negativa de 0,13 ponto percentual, ficando em 0,51%. No mesmo período do mês anterior o índice havia ficado em 0,64%. Os números relativos à segunda prévia de julho foram divulgados hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas. A inflação calculada pelo IGP-M serve de parâmetro para o reajuste dos preços de aluguéis.

Um dos principais componentes do IGP-M, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) ficou em -0,94%, no segundo decêndio de julho. Apesar da deflação, o indicador subiu 0,39 ponto percentual em relação ao -1,33% registrado no mesmo período do mês anterior.

Embora com variações superiores ao segundo decênio de junho, todos os componentes do IPA apresentaram variações negativas em julho. Bens Finais passou de -1,32% para -0,64%, com a contribuição do subgrupo alimentos in natura, o de maior contribuição, cuja taxa passou de -12,00% para -6,91%. O grupo Bens Intermediários passou de -0,38%, em junho, para -0,26%, em julho; e o grupo Matérias-Primas Brutas registrou variação de -2,11%, contra os -2,47% do mesmo período do mês anterior.

Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) fechou com alta de 0,14%. Apesar da variação positiva, o IPC fechou o segundo decênio deste mês 0,14 ponto percentual abaixo dos 0,28%, do mesmo período do mês anterior. Sete das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo. A principal contribuição veio do grupo vestuário, que saiu de 0,44% para - 0,49%.

Também foram computados decréscimos nas taxas de variação dos grupos educação, leitura e recreação, habitação, transportes, despesas diversas, comunicação e
saúde e cuidados pessoais.

Outra contribuição importante para o resultado negativo do IGP-M veio do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) que chegou a cair 1 ponto percentual entre um período e outro (de 1,67% para 0,67%).

Nos siga no Google Notícias