Intenção de consumo em Campo Grande cresce 5,29 % em janeiro
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo indica que consumidor guarda dinheiro para aproveitar liquidações
Pesquisa realizada em Campo Grande mostrou que a intenção de consumo entre as famílias cresceu 5,29 em janeiro comparado a dezembro. Na opinião do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MS), Edison Ferreira Araújo, o aumento indica que boa parte dos consumidores guarda algum dinheiro para aproveitar as liquidações de início do ano. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“O consumidor já está acostumado com as queimas de estoque tradicionais de início de ano e alguns até adiam as compras do período natalino para aproveitar a queda de preços”.
A pesquisa da CNC mostra, ainda, que um dos fatores importantes na composição do índice, a avaliação do emprego atual melhorou muito. O índice de avaliação do emprego atual que estava em 129,5 pontos em dezembro passou a 144,1 em janeiro. Se disseram mais seguros no emprego, 56% dos entrevistados. A perspectiva profissional também reagiu: de 152,8 pontos passou a 161 pontos o que significa que 79,2% têm perspectivas profissionais positivas.
Os campo-grandenses também fizeram neste mês uma melhor avaliação da renda atual. Dos entrevistados, 58,9% dizem que a renda melhorou. Sobre o acesso ao crédito, 62,3% acham que está mais fácil e 26% consideram mais difícil. Por fim, em relação ao consumo atual a pesquisa mostrou uma divisão. Enquanto 38,4% dizem que estão comprando mais que no mesmo período do ano passado, 31% afirmam que reduziram o consumo e 30% afirmam que estão consumindo na mesma proporção.