ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

JBS suspende abate de frigorífico e entra em férias coletivas a partir de hoje

Priscilla Peres | 21/09/2016 07:16
Setor volta a sofrer com a falta de bois para abate nesta época do ano. (Foto: Fiems)
Setor volta a sofrer com a falta de bois para abate nesta época do ano. (Foto: Fiems)

Funcionários da unidade 1 do JBS em Campo Grande, entram em férias coletivas a partir de hoje. A decisão do frigorífico de suspender os abates e dispensar os trabalhadores por 20 dias foi tomada na semana passada.

A empresa, que é a maior do país em comercialização de carne bovina, alega necessidade de "ajustar a demanda de produção às questões de mercado" para conceder férias coletivas aos trabalhadores. Afirma ainda, que as atividades serão retomadas normalmente e não há previsão de demissões.

O JBS têm passado por uma crise política, com o grupo responsável pela empresa sendo alvo de investigações da Polícia Federal, mas especialistas do mercado da carne afirmam que a situação é comum, principalmente no terceiro trimestre do ano. No ano passado, a crise por falta de matriz para abate foi critica e afetou diversas plantas no Estado que chegaram a fechar às portas.

O presidente da Assocarnes/MS (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidoras de Carnes), João Alberto Dias, explica que anualmente faltam animais para abates neste período, já que os bovinos estão em fase de terminação. "É uma coincidência de fatores, como a seca que afeta o pasto, queda na demanda e os bovinos que ainda não estão pronto para abates, mas é algo sazonal", alega.

Porém, neste ano a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) anunciou que o mau desempenho do setor representa uma crise história, em razão da significativa queda do consumo de carne bovina.

A entidade estima que a o brasileiro deixou de consumir 7 quilos de carne neste ano. Mas não pode mudança alimentar, mas sim como um efeito da crise econômica. A média passada apontava que cada indivíduo consome 40 quilos de carne bovina ao ano, e a quantidade em 2016 cairá para 32 quilos.

Nos siga no Google Notícias