ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Julho registra menor índice de inadimplência de 2016 no comércio da Capital

Fernanda Yafusso e Nyelder Rodrigues | 25/08/2016 22:56
Economista afirma que consumidor compreendeu a necessidade de se reduzir gastos e quitar débitos (Foto: Divulgação ACICG)
Economista afirma que consumidor compreendeu a necessidade de se reduzir gastos e quitar débitos (Foto: Divulgação ACICG)

O mês de julho registrou o menor INC (Índice de Negativação do Comércio) do ano, segundo boletim produzindo pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). O índice foi de 22 pontos, 15 pontos abaixo do indicador de junho de 2016.

Para o economista da associação, Normann Kallmus, desde 2012 - quando a variação foi de 28 para 19 - não se registrava um mês de julho com INC inferior a junho. "O consumidor realmente parece ter compreendido, muito antes que o governo, que é necessário reduzir os gastos e pagar seus débitos", explica.

Kallmus acredita que as incertezas derivadas do comportamento da economia fizeram com que as famílias reduzissem severamente o consumo. "Diferente do que aconteceu em 2014, os consumidores passaram a priorizar a regularização de seus compromissos, resultando em redução do nível das negativações registradas".

Já o IRC (Índice de Recuperação de Crédito) apresentou queda pelo segundo mês consecutivo. Em julho, o índice foi de 58 pontos, contra 63 registrados em junho, 288 em julho de 2015, e 35 no mesmo período de 2014.

A queda em relação aos períodos anteriores acaba sendo compensado pelo fato de que a atividade do comércio como um todo também apresentou queda e a tendência de negativação está ainda mais reduzida.

"Por estarem se endividando menos, as famílias estão buscando menos recuperação do crédito, mas ainda assim, houve mais de 4 mil exclusões do cadastro de inadimplentes", lembra o economista.

Pontos de atenção – O pesquisador alerta que o empresário deve estar atento a alguns aspectos que podem se constituir em ameaças ou oportunidades aos negócios nas próximas semanas. "Tradicionalmente esse mês costuma trazer um acúmulo de débitos relacionados às férias e a matrículas escolares. O ainda indefinido processo eleitoral deverá trazer à tona a discussão da carga tributária", frisa Kallmus.

Nos siga no Google Notícias