ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Junho bate recorde na venda de veículos no país

Redação | 02/07/2009 15:40

Junho foi o melhor da história para a venda de caros no Brasil. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição e Veículos Automotores), somente no mês passado, em todo o país foram vendidos 441.917 unidades, em Mato Grosso do Sul foram 3.700.

Conforme Luiz Antônio de Sousa Santos, presidente da Fenabrave/MS, as boas vendas são reflexo da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). "Se não fosse isso teríamos vendido menos", acrescenta.

Apesar do aumento da venda de veículos quatro rodas estar sendo motivo de comemoração entre as concessionárias, para quem trabalha com revenda de motos no Estado teve de amargar uma queda de 23,7%, em comparação com mesmo período do ano passado. Maior do que o recuo que setor deu nacionalmente, o qual ficou em 19,49%.

De acordo com Santos, o principal motivo da queda é o aumento, por parte dos bancos, dos critérios para a concessão de crédito. Ele lembra que o perfil do comprador de moto é do trabalhador de baixa renda que adquire o bem para trabalhar.

"Hoje em dia, de dez pessoas que solicitam crédito para comprar uma moto, sete são reprovados. Antes da crise financeira mundial, o setor era o que mais vendia", lembra, acrescentando que a tendência já esta mudando.

O presidente nacional da Fenabrave, Sérgio Reze, ressalta que as medidas adotadas pelo governo federal foram acertadas e evitaram muitas demissões no setor. Ele lembra que a venda nacional, antes da redução do IPI, era de cerca de 140 mil unidades por mês, e passou para 240 mil.

"O Brasil é o país que menos sofreu com a crise mundial, é um dos poucos que registra crescimento nas vendas depois da crise. O Brasil é oásis do mercado mundial", avalia Reze.

Para julho a entidade espera uma queda nas vendas, por conta do fim da isenção do IPI. Porém, a expectativa é de que o comércio de veículos continue aquecido, e projeta um crescimento de 3,3 para a segunda metade do ano.

Nos siga no Google Notícias