ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Junta Comercial cria ferramenta para acabar com dúvidas e uniformizar ações

Angela Kempfer | 29/06/2011 18:40
Ao centro o presidente em exercício da Jucems, Luiz Carlos Feitosa, ao lado do presidente da OAB-MS, Leonardo Duarte (gravata vermelha) e Luiz Areco, vogal da Jucems representante da OAB- MS.
Ao centro o presidente em exercício da Jucems, Luiz Carlos Feitosa, ao lado do presidente da OAB-MS, Leonardo Duarte (gravata vermelha) e Luiz Areco, vogal da Jucems representante da OAB- MS.

A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul cria uma ferramenta

para agilizar atendimento ao empreendedor. Com acesso on-line, no site da Jucems, serão disponibilizadas informações da Procuradoria Jurídica, sobre instruções normativas do Departamento Nacional de Registro do Comércio, dispositivos do registro mercantil, direito empresarial e registrário.

Os assuntos são motivos de dúvidas e têm gerado entendimentos conflitantes por parte dos analistas da Jucems.

Com as informações no site, a Junta quer uniformizar exigências na prestação de serviço, evitando transtornos gerados por interpretações diferenciadas da legislação.

O público alvo são servidores analistas encarregados de avaliar processos como o de abertura de empresas.

"O mecanismo é similar ao do instrumento jurídico da súmula vinculante adotado pelo Judiciário em que decisões das instâncias superiores da Justiça", explica a Jucems.

O presidente em exercício, Luiz Carlos Feitosa, lembra que, além de facilitar a vida do empreendedor, a nova ferramenta também vai reduzir a burocracia.

“Muitas vezes os analistas tem interpretações diferentes sobre a aplicação da mesma regra. Tem havido situações em que o empresário fica impedido de iniciar as atividades do seu negócio porque teve negado o pedido de registro, enquanto o concorrente obteve o aval da Junta porque teve a “sorte” do processo ter sido avaliado por outro servidor com opinião diferente daquele que vetou o seu processo”, diz.

Portaria será publicada, criando uma comissão para uniformizar os temas sobre a aplicação da legislação e disponibilizar os dados no site.

Nos siga no Google Notícias