ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Juros para as famílias sobem 0,2 ponto percentual de junho para julho

Kelly Oliveira, da Agência Brasil | 26/08/2014 10:12

As taxas de juros para empresas e famílias subiram em julho, de acordo com dados do BC (Banco Central), divulgados hoje (26). A taxa de juros para as famílias subiu 0,2 ponto percentual, de junho para julho, e ficou em 43,2% ao ano. Para as empresas, a alta chegou a 0,5 ponto percentual, com taxa em 23,1% ao ano.

Saiba Mais
Pesquisa aponta crescimento das taxas de juros nas operações de crédito em julho
A inadimplência (atrasos superiores a 90 dias) subiu 0,1 ponto percentual tanto para empresas (3,5%) quanto para as famílias (6,6%).

Esses dados são do crédito com recursos livres, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

No caso do direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados basicamente aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa de juros para as empresas subiu 0,3 ponto percentual e 0,5 ponto percentual para as famílias e ficou 8,2% ao ano, tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas. A inadimplência ficou estável em 0,5% para as empresas e em 1,7% para as famílias.

O saldo das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,835 trilhões em julho, com alta de 0,2% no mês e 11,4% em 12 meses. Esse valor correspondeu a 56,1% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Houve redução em relação a junho de 0,2 ponto percentual.

Nos siga no Google Notícias