ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Juros para crédito subiram pela sétima vez consecutiva

Redação | 12/08/2008 15:58

As taxas médias dos juros cobrados nas operações de crédito - realizadas por consumidores e empresas - subiram, pelo sétimo mês seguido, em julho.

Levantamento divulgado hoje (12), pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), apontou que a média dos juros cobrados de pessoas físicas aumentou 0,02 ponto percentual na compração com o mês anterior, atingindo 7,35% ao mês, ou 134,22% ao ano.

O aumento, em pontos percentuais, foi o mesmo para as pessoas jurídicas. Para as empresas, a média dos juros ficou em 4,23%, ou 64,40% ao ano.

Em entrevista à Agência Brasil, o vice-presidente da Anefac e coordenador do estudo, Miguel de Oliveira, disse que o aumento nos juros registrado em julho, assim como os aumentos verificados desde janeiro, foram causados pelas altas da taxa Selic promovidas pelo Conselho Monetário Nacional (Copom).

No mês passado, o Copom elevou a taxa básica de juros de 12,25% para 13% ao ano, 0,75 ponto percentual na taxa anual ou 0,06 na taxa mensal.

"As taxas oferecidas pelas instituições financeiras acompanham a Selic", disse Oliveira. "Neste mês, não subiram 0,06 ponto percentual porque o aumento da taxa básica de juros foi decidido no final do mês. Ainda não deu tempo para que todos os bancos repassem a alta", avaliou.

Segundo Oliveira, a tendência de alta nas taxas de juros deve se manter até o final do ano. "O Copom já sinalizou que deve continuar aumentando a Selic. Os juros só caírão a partir do momento que as altam pararem."

Nos siga no Google Notícias