ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Justiça paga funcionários de fábrica, mas fornecedores protestam

Priscilla Peres | 19/12/2014 10:52
A Juíza Daniela atendeu ontem a demanda dos trabalhadores.  (Foto: Ricardo Ojeda)
A Juíza Daniela atendeu ontem a demanda dos trabalhadores. (Foto: Ricardo Ojeda)

O consórcio UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) e a Petrobras repassaram R$ 32 milhões à Justiça do Trabalho, para que seja feito o pagamento de 2.891 trabalhadores que atuavam na obra da indústria em Três Lagoas - distante 338 km de Campo Grande. O depósito será feito direto em conta bancária dos funcionários.

Na semana passada, a Petrobras rescindiu o contrato com o consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia S/A e Sinopec Petroleum do Brasil LTDA, após centenas de trabalhadores e fornecedores alegarem não estar sendo pagos. Os escândalos por falta de pagamento foram uma constante durante o período de obra da fábrica de fertilizantes.

Na noite de ontem, a juíza do Trabalho Substituta, Daniela Rocha Peruca, foi informada sobre o bloqueio dos bens e junto do Sintiespav (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Pesada), iniciou o processo de alvarás para envio à Caixa Econômica Federal, que fará os pagamentos.

Uma lista com nome, conta bancária e valor da dívida foi feita pelo sindicato e repassada à Justiça. O consórcio deve salários atrasados e a rescisão, da maioria dos funcionários. Para o presidente do Sintiespav, Nivaldo da Silva Moreira, com esse problema resolvido a preocupação se volta para os que continuam trabalhando nas obras.

"Cerca de 700 funcionários continuam contratados, mas agora sem o consórcio, a obra está parada e vamos acompanhar a situação deles para saber se os salários serão pagos em dia, além das condições de moradia", afirma.

Rescisão - A Petrobras informou hoje que rescindiu o contrato para construção e montagem da UFN 3 por descumprimento do contrato por parte do Consórcio. Em nota ainda afirmou, que "está em dia com todos os pagamentos e compromissos previstos no contrato. A companhia está atenta às consequências da inadimplência do Consórcio UFN3 com trabalhadores e fornecedores e está tomando todas as medidas ao seu alcance para que o consórcio cumpra com suas obrigações legais"

As obras de construção da UFN III encontram-se 82% concluídas e a Petrobras informou que já está refazendo o cronograma visando garantir a conclusão do empreendimento no menor prazo possível. A unidade  produzirá anualmente 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil de toneladas de amônia. A Unidade de Fertilizantes atenderá preferencialmente os mercados dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná.

Fornecedores - Terminou a "guerra" com trabalhadores, mas as dívidas do consórcio continuam gerando dor de cabeça em Três Lagoas. Nessa manhã, um grupo de fornecedores fazem um protesto em frente a fábrica devido a falta de pagamento. Eles alegam que a dívida soma R$ 12 milhões.

Em entrevista ao site Perfil News, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas, Atílio D’Agosto, afirmou que na segunda-feira (22), irá acompanhar a prefeita Márcia Moura em sua viagem ao Rio de Janeiro, com propósito de dialogar com a diretoria da Petrobrás sobre a dívida.

Inicialmente, a reunião também serviria para solucionar o problema do descumprimento dos pagamentos aos trabalhadores demitidos da UFN3, que estavam sem receber, mas que a Justiça Trabalhista resolveu.

Nos siga no Google Notícias