ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Licitações para construção de novas ferrovias serão lançadas neste ano

Jéssica Benitez e Leonardo Rocha | 16/08/2013 11:24

O processo licitatório para implantação de dois ramais de ferrovias em Mato Grosso do Sul deve ocorrer ainda este ano, segundo o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) vinculada ao Ministério dos Transportes, Bernardo Figueiredo. Ao todo serão investidos R$ 10 bilhões somente em Mato Grosso do Sul.

“Esses dois ramais irão dar logística mais eficiente e competitividade ao Estado, pois essas rodovias são do século 19”, disse o representante do Governo Federal durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa na manhã de hoje. A empresa vencedora terá prazo de cinco anos para concluir a obra.

O primeiro ramal da ferrovia passará pela região do Bolsão, na grande Dourados, e terá escoamento em municípios do interior de São Paulo. O segundo terá início em Mundo Novo, 476 quilômetros de Campo Grande, e deve continuar no estado do Paraná, passando pelas cidades de Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e terminará no porto Paranaguá.

“A função é integrar Mato Grosso do Sul ao restante do Brasil e também ao Mercosul”, disse Bernardo. Esse ano a licitação de concessão tanto administrativa quanto para construção será realizada este semestre. Os vagões serão iniciados em 2019, sendo que as linhas férreas fazem parte de um Programa Federal lançado em agosto do ano passado que aplicará R$ 91 bilhões em todo o país ao longo de 25 anos.

Para o senador Delcídio do Amaral (PT) a ferrovia deve impactar diretamente na economia do Estado porque deixará mais barato o frete em Mato Grosso do Sul. “Vai proporcionar comida mais barata, geração de riquezas e, além disso, desafogar as rodovias”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias