ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Liquidação da Cooagri se "arrasta" no Poder Judiciário

Redação | 27/11/2009 11:17

Considerada a maior cooperativa agrícola de Mato Grosso do Sul com patrimônio de R$ 100 milhões, a Cooagri faliu no final do ano passado. Produtores rurais que tinham grãos guardados nos armazéns da cooperativa entraram na Justiça para resgatar a produção.

Com sede em Dourados e unidades espalhadas em vários municípios da região, a Cooagri entrou com processo de liquidação judicial em setembro deste ano após acumular dívida de quase R$ 250 milhões.

Segundo Marcos Enéias, representante dos funcionários, o processo foi distribuído para a 2ª Vara Cível de Dourados, mas o juiz José Carlos de Souza solicitou ao cartório a redistribuição alegando que a ação foi distribuída em classe errada. O processo voltou então para o cartório distribuidor e foi encaminhado para a 3ª Vara Cível. No dia 28 de setembro, o juiz substituto Carlos Alberto Rezende Gonçalves declarou a insolvência da cooperativa e nomeou Gilberto Darci Bernardi como liquidante.

Entretanto, quando retornou da licença médica, o juiz titular da 3ª Vara Jairo Luiz de Quadros determinou a devolução do processo à 2ª Vara Cível. O juiz da 2ª Vara, por sua vez, suscitou "conflito de competência" e encaminhou a ação ao Tribunal de Justiça. No dia 12 deste mês o tribunal designou o juiz da 3ª Vara Cível para resolver, em caráter provisório, as medidas urgentes em relação à Cooagri.

Marcos Enéias afirmou que as 300 famílias de funcionários da Cooagri esperam uma definição antes do recesso do Judiciário, que começa no dia 18 de dezembro e vai até 7 de janeiro.

Nos siga no Google Notícias