ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Livro reúne tudo que brasileiro precisa saber sobre carga tributária e impostos

Renata Volpe Haddad | 19/11/2015 20:33
"Colapso Econômico - A política de impostos no Brasil" foi lançado na noite desta quinta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
"Colapso Econômico - A política de impostos no Brasil" foi lançado na noite desta quinta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

Através de uma indignação, o agente federal André Salineiro escreveu o livro "Colapso Econômico - A política de impostos no Brasil", lançado na noite desta quinta-feira (19) em Campo Grande.

Salineiro explica que antes de entrar para o serviço público, era empresário. "Há 10 anos eu era empresário e senti na pele os problemas do empresariado brasileiro, o problema de um sistema tributário injusto e lá atrás comecei a escrever o livro e só agora consegui publicar", conta.

No livro, são apontados soluções para o problema da alta carga tributária que os brasileiros pagam. "O Brasil não é o país que cobra mais impostos do mundo. O grande problema é que os brasileiros não veem onde o dinheiro é investido. Existem países que têm uma carga tributária bem mais elevada que a nossa, mas o diferencial é que o retorno é visto na educação, saúde, segurança", comenta.

Outro ponto que Salineiro destaca, é que a legislação brasileira é muito complexa, pois favorece a corrupção. "Temos mais de 60 tipos de tributos diferentes, mais de 290 mil normas tributárias, isso favorece a falta de esclarecimento, o que dificulta a transparência para o tributarista e cidadão", informa.

Salineiro escreve segundo livro e afirma que a economia está diretamente direcionada para a melhoria da segurança pública, saúde e educação. (Foto: Marcos Ermínio)
Salineiro escreve segundo livro e afirma que a economia está diretamente direcionada para a melhoria da segurança pública, saúde e educação. (Foto: Marcos Ermínio)

E para que o sistema possa ser mudado, no livro Salineiro enumera possibilidades de melhoria. "Precisamos ter um sistema tributário mais esclarecido e no livro eu explico modos de como fazer isso, como exemplo, o valor agregado que substitui o ICMS, ISS. O Brasil é o único no Mercosul que ainda não implantou isso, outros países têm esse imposto como um padrão que foi criado na França", alega.

O autor esclarece ainda, que a ideia não é fazer críticas, mas apresentar soluções. "E isso só vai sair do papel a partir do momento em que houver uma pressão popular e para isso a população precisa conhecer o sistema tributário e é esse o papel do livro", finaliza.

Primeiro livro - Agente da Polícia federal, graduado em Fisioterapia e Direito, André Salineiro se dedica à pesquisa e abordagem de temas relevantes e atuais, além de fazer palestras sobre o uso de drogas em escolas e universidades Em Mato Grosso do Sul. Salineiro estreou na literatura com o livro “Gestão Estratégica sobre Segurança Pública".

Questionado sobre o que fez escrever sobre economia, o autor explica que a economia está diretamente direcionada para a melhoria da segurança pública, saúde, educação. "Minha especialização é em segurança pública, nos últimos anos venho estudando cada vez mais sobre isso, tanto que lancei o primeiro livro, e eu vejo que a economia envolve muita coisa. O desenvolvimento econômico do país é muito importante para o bem estar da população", finaliza.

Nos siga no Google Notícias