ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Lojistas esperam alta nas vendas, mas consumidor vai pagar contas com 13º

Liana Feitosa | 19/12/2014 16:27
A auxiliar de farmácia Irene Rodrigues da Silva pagou IPVA, prestações e IPTU com o 13º. (Foto: Marcelo Calazans)
A auxiliar de farmácia Irene Rodrigues da Silva pagou IPVA, prestações e IPTU com o 13º. (Foto: Marcelo Calazans)

Com tanta conta, boleto e imposto para pagar, o trabalhador campo-grandense parece ter destinado o tão esperado 13º salário somente para se livrar dos débitos. Pelo menos essa foi a escolha de quatro das cinco pessoas entrevistadas pelo Campo Grande News nesta sexta-feira (19), no centro da Capital. Hoje, o benefício foi disponibilizado aos quase 90 mil servidores da Prefeitura e Governo do Estado. Mas gastar com lazer ou presentes não foi a prioridade.

"Eu investi na saúde. Deu pra comprar umas coisinhas, mas paguei mesmo consultas médicas", conta a copeira Terezina dos Santos, de 58 anos. "Não tem jeito, saúde é mais importante, então decidi cuidar", completa.

A auxiliar de farmácia Irene Rodrigues da Silva, de 45 anos, solta rapidinho a lista: "paguei IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), uma prestação atrasada e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Outra parte eu guardei".

Questionada sobre a decisão de poupar parte do benefício anual, mostrou ser pé no chão. "Ano que vem o governo muda e a gente não sabe como vai ser, né? Então é bom se precaver", analisa.

Parado - Enquanto o novo ano não começa, lojistas torcem para que os últimos dias de 2014 superem expectativas de vendas. Isso porque, até a semana passada, não houve grande procura por produtos no centro da cidade.

Há três anos atuando como vendedora nessa região, Isadora Fernanda percebe que a semana que antecede o Natal sempre apresenta salto na movimentação. "Ontem já teve um amento visível porque na semana passada, quando as lojas passaram a ficar abertas até 22 horas, o movimento foi muito fraco", considera.

Até o dia 26 deste mês, as lojas do centro ficam abertas até às 22h. (Foto: Marcelo Calazans)
Até o dia 26 deste mês, as lojas do centro ficam abertas até às 22h. (Foto: Marcelo Calazans)

Desde ontem, quinta-feira, o gerente Evandro Carvilhe também notou aumento no número de clientes na loja de calçados onde trabalha, mas espera ainda mais. "Daqui pra frente vai ser só alegria", torce.

Movimento - A dona de casa Iede Martins, de 64 anos, aproveitou a tarde de sexta-feira para fazer algumas compras antes que o fluxo de pessoas fique ainda maior, dificultando até mesmo a circulação pelas ruas do centro.

"Só hoje o movimento já aumentou cerca de 10% em relação ao início da semana, mas amanhã com certeza esse centro vai estar lotado. Sábado é sempre o dia de maior movimento", antecipa Ulisses Júnior, gerente de uma loja de roupas. Ele conta que a expectativa é que, este ano, as vendas sejam 8% maiores do que na mesma época do ano passado.

Mas a dona Iede, que fez compras hoje, na verdade não está preocupada com a quantidade de gente que vai disputar espaço nas lojas nos últimos dias antes do Natal. Há nove anos ela não visita a cidade onde cresceu, Erechim, Rio Grande do Sul. "Então esse ano separei o 13º e comprei passagem pra mim e para o meu marido passarmos duas semanas lá, visitando a família", comemora.

Nos siga no Google Notícias