ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Longen participa de assinatura para estímulo de empresas

Redação | 27/07/2010 19:19

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, destacou, hoje, em Brasília (DF), a importância para o setor industrial de Mato Grosso do Sul a MP (Medida Provisória) de incentivo à inovação tecnológica assinada pelo presidente Lula, para estimular a inovação industrial brasileira e que isenta de tributos os recursos públicos não reembolsáveis repassados a projetos de subvenção econômica.

Segundo Longen, a medida é importante para o desenvolvimento industrial, principalmente em Mato Grosso do Sul, que ainda necessita desse tipo de inovação. Ele foi a Brasília junto com a comitiva capitaneada pelo presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Robson de Braga Andrade.

Com a Medida Provisória, não será mais cobrado imposto dos recursos repassados a empresas que tiveram projetos de inovação selecionados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

A participação na assinatura da MP marca o posicionamento da Fiems na questão de inovação industrial, pois é necessário aumentar a competitividade das empresas do estado via inovação.

Sérgio Longen recorda que na época a CNI apresentou ao presidente Lula as reivindicações do setor na área de inovação tecnológica. Com base nessa reunião é que foi elaborado o programa apresentado nesta terça-feira ao setor empresarial, que destinará R$ 550 milhões para projetos de inovação das empresas em todo o país.

Além disso, Lula apresentou incentivos governamentais para fortalecer a atividade industrial, como é o caso da utilização do poder de compra da União. Também entre as medidas anunciadas pelo presidente está o lançamento do edital do Ministério da Ciência e Tecnologia no valor de R$ 50 milhões para estruturação de núcleos de inovação nos estados.

A criação dos núcleos é uma das ações da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), criada pela CNI para estimular o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a relação da indústria com o governo federal na concepção de políticas públicas de apoio à inovação. A MEI também visa à consolidação da cultura inovadora nas empresas.

Nos siga no Google Notícias