ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Lorenzetto diz que Estado deve cortar custeio para cumprir metas do Tesouro

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 27/01/2011 17:44

O secretário de fazenda de Mato Grosso do Sul, Mário Sérgio Lorenzetto, afirmou nesta tarde que o Governo do Estado tem necessidade de cortar custeio da máquina administrativa. Segundo o secretário, está havendo gasto “excessivo” em algumas áreas.

Ele não disse de quanto é a necessidade de economia nem precisou quais tipos de gastos e em quais setores o corte de despesas deverá ser maior.

Lorenzetto, que participa de reunião do secretariado com o governador André Puccinelli (PMDB), explicou que a necessidade de diminuir o custeio da máquina administrativa vem da preocupação de cumprir as metas estabelecidas no contrato de ajuste fiscal firmado com a STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

O acordo para renegociação da dívida do Estado, firmado em 1997, previu metas que devem ser cumpridas em relação a receitas e gastos, que são revisadas todos os anos.

A vinda da equipe da STN para verificar o cumprimento das metas do ano passado está previsto para até abril deste ano. O secretário disse acreditar que não haja metas descumpridas.

Olho no futuro-Ainda assim, afirmou que é preciso reduzir o custeio para assegurar patamares positivos para o Estado na revisão dos objetivos a serem cumpridos em 2010.

Mato Grosso do Sul paga, por mês, 15% de sua receita líquida ao Governo Federal por causa da dívida renegociada. O montante mensal é de R$ 5 milhões.

Cumprir as metas estabelecidas pela STN, conforme o secretário, é também uma forma de ganhar argumento na batalha do Governo do Estado para tentar mudar.

O secretário de Fazenda Mário Sérgio Lorenzeto, que participa de reunião nesta tarde no Centro de Convenções. (Foto: João Garrigó)
O secretário de Fazenda Mário Sérgio Lorenzeto, que participa de reunião nesta tarde no Centro de Convenções. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias