ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Lula pode encontrar Evo em Corumbá no próximo mês

Redação | 24/08/2009 08:33

Os presidentes do Brasil e da Bolívia podem se encontrar em setembro em Corumbá para discutir questões sobre a importação do gás boliviano.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, fontes do Planalto disseram que o encontro deve ocorrer em 20 dias. Nesse fim de semana, Evo Morales formalizou a Lula um pedido para revisão do contrato de exportação do gás.

Até agora, o Brasil era forçado a comprar mais do que precisa, por conta de acordo com os bolivianos, mas desta vez quem pede para vender menos é o governo da Bolívia, interessado em diminuir o volume de venda à Petrobras para atender à Argentina e ao mercado interno.

Um dos prejuízos seria a Mato Grosso do Sul, que depende do ICMS do gás. Hoje a quantidade estabelecida em contrato é para compra de 31 milhões de metros cúbicos ao dia importados, mas que na prática já caiu para 22 milhões. O Estado ainda tinha esperança de que o valor fosse restabelecido.

A Bolívia reclama que, como o Brasil passou a consumir menos, o prejuízo aos bolivianos já soma US$ 450 milhões neste ano.

Segundo o presidente da YPFB (estatal boliviana), Carlos Villegas, a Bolívia quer a diminuição do teto atual de 31 milhões de metros cúbicos diários, previsto no acordo em vigor até 2019, para 24 milhões de metros cúbicos/dia, informa a Folha de São Paulo..

Lula cumpriu agenda na Bolívia sábado passado, onde também foi cobrado ontem para o cumprimento do acordo assinado em janeiro de 2007, pelo qual a Petrobras tem de pagar pelo "gás rico" que vem associado ao gás natural vendido ao Brasil.

Segundo La Paz, o país deixou de receber US$ 300 milhões por causa do atraso na entrada em vigor desse acordo.

Nos siga no Google Notícias