ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Magazine Luiza também consegue liberar produtos sem pagar ICMS

Marta Ferreira | 25/05/2011 16:04

Mais uma empresa conseguiu na Justiça de Mato Grosso do Sul decisão que suspende a cobrança do ICMS na entrada no Estado de produtos comprados na internet em lojas de outros regiões. Depois do site de compras coletivas Privalia, agora foi a Magazine Luiza, que teve liminar deferida ontem pelo juiz José Ale Ahmad Netto, da 6ª Vara de Fazendas e Registros Públicos.

O argumento aceito pelo juiz foi parecido com o da Privalia e diferente das outras empresas que fizeram pedidos contra a mudança na cobrança do ICMS e tiveram as liminares negadas ou derrubadas na segunda instância.

Os advogados da Magazine Luiza, em vez de pedir a suspensão da cobrança do imposto por Mato Grosso do Sul, como foi feito nos outros, pediram que fosse suspensa a exigência do pagamento na entrada no Estado, o que, na prática, libera os produtos para os compradores.

O débito da empresa com o Estado continua existindo, mas deverá ser cobrado de outra forma.

Bitributação-Eu seu despacho favorável à Magazine Luiza, o magistrado entende que, da forma como está sendo feita a cobrança do tributo, tanto no estado de origem como no de destino, “vislumbram-se duas possibilidades, ou há incidência de ICMS por duas unidades da Federação, após a exação ter se esgotado na origem ou há a instituição de um novo tributo, decorrente do ingresso de mercadoria destinada a consumidor final, no território do Estado de Mato Grosso do Sul, utilizando-se apenas do nome ICMS e tomando a mesma base de cálculo, fixando-se novas alíquotas”.

O juiz prossegue dizendo que, “enquanto estiver sendo discutida em juízo a existência do débito fiscal não é razoável que se mantenha a exigibilidade do crédito tributário". Na avaliação dele, existe um risco de dano de difícil reparação encontra-se presente, "uma vez que a mercadoria já está sofrendo os efeitos da exação, não podendo ser repassado ao consumidor”.

A decisão conseguida pela Magazine Luiza foi na primeira instância. A da Privalia foi no TJ (Tribunal de Justiça), concedida pelo desembargador Rubens Bergonzi Bossay.

O governo pode recorrer das duas liminares, que são decisões provisórias. A legalidade ou não da cobrança do tributo só será discutida no mérito dessas duas ações, o que pode demorar bastante.

Nos siga no Google Notícias