ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Maioria dos brasileiros recorre ao comércio informal, aponta pesquisa

Mariana Branco, da Agência Brasil | 08/03/2015 16:56

A maior parte dos brasileiros compra no comércio informal ou adquire produtos falsificados com alguma frequência. É o que mostram os dados de uma pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, 75% dos participantes admitiram que compram de ambulantes ou lojas informais, e 71% informaram que adquirem produtos piratas ou imitações de marcas famosas, seja sempre, às vezes ou raramente. Os que nunca compram de comércios informais são 24%, e os que nunca adquirem falsificações, 28%.

Entre os que adquirem produtos de ambulantes ou estabelecimentos informais, 13% compram sempre, 37% às vezes e 25% raramente. Já entre os consumidores que compram produtos piratas ou imitações de marcas famosas, seja no comércio formal ou informal, 13% compram sempre, 34% às vezes e 24% raramente. A pesquisa entrevistou 15.414 pessoas em 727 municípios brasileiros.

O economista Renato da Fonseca, gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, admite que o percentual de brasileiros que recorre ao mercado informal é elevado. “Parte [do motivo] certamente é pela questão de preços. E também, principalmente no caso dos produtos piratas, porque a maioria dos consumidores não percebe as consequências negativas”.

De acordo com Fonseca, ao copiar os produtos originais, o mercado pirata diminui a capacidade de a economia ser criativa, crescer e gerar empregos. Além disso, na avaliação do economista, esse tipo de mercado não paga impostos, praticando uma concorrência desleal. “[O consumidor desse mercado] Ainda desestimula o trabalho formal, reduzindo os ganhos também dos trabalhadores”, ressaltou.

Romildo Araújo da Silva, professor do curso de ciências contábeis do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), também avalia que a opção pelo mercado informal ou por adquirir um produto falsificado ocorre em função dos preços reduzidos. Mas ele lembra que a sensação de que a transação foi vantajosa por ter custado menos é ilusória, pois a compra informal não tem garantias.

“O consumidor assume os riscos da aquisição, e são muitos. Ausência de nota fiscal, de controle de qualidade. Não tem como trocar, fazer um conserto. O mercado informal não é regulado pelo CDC [Código de Defesa do Consumidor]. Quem compra um produto pirata não faz denúncia ao Procon”.

O professor lembra que há possibilidade não apenas de o produto ser de qualidade inferior, mas de trazer riscos. “O brinquedo, por exemplo, pode soltar tintas, ter peças pequenas. Outra coisa relevante é a questão de sustentabilidade, consumo de energia. Os produtos que têm a questão de eficiência energética são os produtos originais”, observa Romildo.

Para ele, além da conscientização dos brasileiros, o aumento da competitividade dos itens originais ajudaria a combater a informalidade e a pirataria. “Você só aumenta [a competitividade] com eficiência da indústria, redução do custo operacional das empresas. [Outra forma de combater é] Também com a formalização do trabalho”.

Renato da Fonseca também defende a redução de custos para a indústria, incluindo a carga tributária. Segundo ele, algumas vezes o consumidor que adquire o produto pirata não tem outras opções acessíveis. “Ou compra um produto de baixa qualidade ou fica sem. O consumidor de baixa renda que vai comprar um brinquedo para o filho, por exemplo". Fonseca ressalta ainda que é preciso diferenciar o comércio popular regularizado do mercado de vendas informais e de produtos falsificados.

Nos siga no Google Notícias