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Economia

Mecânico aceita 'sugestão' de cliente e cria oficina móvel de motos

Para especialista em inovação do Sebrae, um dos segredos para empreender é ter o olhar dos clientes

Mariana Castelar | 15/05/2016 09:30
Serviço começou há seis meses e, de acordo com mecânico, procura vem aumentando a cada dia (Foto: Thassio Alves Tenório)
Serviço começou há seis meses e, de acordo com mecânico, procura vem aumentando a cada dia (Foto: Thassio Alves Tenório)

“Por que você não faz atendimento onde estamos?”. Foi a partir da ideia de um cliente que Thassio Alves Tenório, de 24 anos, decidiu sair do trabalho há seis meses e montar o Box 46, uma oficina mecânica completa que vai até o local que o cliente está. 

A escolha do nome é por querer, futuramente, uma equipe que trabalhe em fazer revisões e outros serviços rápido como um box das competições de motovelocidade. “Além disso, é o número da sorte do grande Valentino Rossi”, conta, referindo-se ao italiano multicampeão de Moto GP. 

Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 30 mil,o mecânico conta que o serviço vem crescendo e está conseguindo pagar os investimentos, as contas e ter um salário próximo ao que recebia. Com um veículo e todo o material necessário para resolver qualquer problema que uma motocicleta possa dar, Thassio conta que com a chuva, o atendimento diário quase triplicou nestes últimos dias.

“Como ainda não tenho uma equipe e estou sozinho, faço cerca de dois atendimentos ao dia, mas por conta da chuva de segunda (09) e hoje (10), estou com cinco atendimentos agendados. O tempo frio e chuvoso danifica muito o funcionamento de motos, principalmente a parte elétrica, e a mistura da gasolina com água”, detalha.

Segundo Thassio, é cobrado R$ 20 pelo deslocamento, além do serviço realizado, que demora até cinco horas. Ele também, conta que grande parte dos defeitos é por falta de manutenção das motocicletas e que a maior procura ocorre às segundas-feiras.

"A correria faz com que os motoristas esqueçam de levar as motos nas revisões e quando saem no fim de semana percebem que a moto precisa de um alinhamento, por exemplo. Também atendo empresas como a autoescola, que faz o agendamento de revisões nos finais de semana e mototáxi que solicita o atendimento à noite devido a correria do dia.

Para que o atendimento vá ao cliente é cobrado uma taxa de R$20 (Foto: Thassio Alves Tenório)
Para que o atendimento vá ao cliente é cobrado uma taxa de R$20 (Foto: Thassio Alves Tenório)

Pelo conforto e a transparência no serviço, o vendedor Josmar Biasotto conta que o valor pago pelo serviço valeu a pena.

“Minha moto estava toda quebrada e não tinha a menor chance de eu ir andando com ela até a oficina. Além disso, vi toda as peças que ele colocou, ao contrário do que acontece nas oficinas, que muitos dizem que é um problema maior do que realmente é”.

O consultor técnico de Agentes Locais de Inovação do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Ademar Carvalho, fala que a inovação sempre existiu, mas que hoje o mercado e o consumidor estão mais sedentos de novidades.

“Para que o empresário atenda as expectativas é preciso que ele olhe com o olhar do cliente. A partir do momento que isso acontecer ele vai encontrar a inovação para o seu negócio”.

O consultor também afirma que em meio a crise, a pessoa que não inova hoje acaba ficando de fora do mercado . “Empresários devem agir como empreendedores devem e devem estar sempre de olhos abertos para que seus produtos ou serviços cheguem ate seu cliente da melhor forma possível".

Todos os problemas que podem dar em uma motocicleta podem ser atendidos pela empresa, segundo o mecânico(Foto: Thassio Alves Tenório)
Todos os problemas que podem dar em uma motocicleta podem ser atendidos pela empresa, segundo o mecânico(Foto: Thassio Alves Tenório)
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