ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Microempreendedores recebem atendimento gratuito até sexta-feira

Caroline Maldonado | 02/05/2016 10:59
Atendimento vai das 8h às 17h, até sexta-feira, na Praça Ary Coelho (Foto: Alcides Neto)
Atendimento vai das 8h às 17h, até sexta-feira, na Praça Ary Coelho (Foto: Alcides Neto)
Evento tem três salas de palestras, que ocorrem das 9h às 15h30, até sexta-feira (Foto: Alcides Neto)
Evento tem três salas de palestras, que ocorrem das 9h às 15h30, até sexta-feira (Foto: Alcides Neto)

Microempreendedores podem aproveitar para regularizar pendências até sexta-feira (6), na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. A 8ª edição da Semana do Mei (Microempreendedor Individual) também tem palestras e oferece orientações para quem quer abrir um negócio, em mais 22 cidades de Mato Grosso do Sul.

As palestras ocorrem das 9h às 15h30, com informações sobre linhas de crédito, alvará de funcionamento, licença sanitária, propaganda em mídias sociais, formação de preço, dicas de compras, nota fiscal eletrônica, entre outros temas.

Segundo o gerente de Atendimento, Henrique Correa, o evento tem três principais serviços, que muito interessam aos microempreendedores. “Aqui o MEI pode fazer o preenchimento da declaração anual, a regularização e o e-financeiro, pois agora os bancos têm que informar dados do microempreendedor à Receita Federal. Temos também as pessoas que estão buscando oportunidades para empreender e é importante buscar orientação para não chegar no mercado e ter alguma complicação”, comentou o gerente.

O evento veio em boa hora para a cabeleireira Gisania Inácio, que está sem pagar os impostos desde 2010. Ela não sabe qual valor terá que pagar no total, mas fazendo as contas dos meses que ficou inadimplente, estima R$ 2,5 mil. "Assim que fiquei sabendo da ação aqui na praça, me encorajei em vim resolver esse problema. Vou por em ordem e pagar mês a mês", garantiu.

A manicure e cabeleireira Juliana Soares da Silva aproveitou a manhã desta segunda-feira (2) para fechar o negócio. Apesar de considerar o sistema vantajoso, ela acredita que vai ganhar mais como funcionária. “O MEI tem muitas vantagens, mas como o movimento está fraco, não compensa para eu continuar. Fiquei sabendo que poderia encerrar tudo de uma vez aqui e acho que vai ser rápido o atendimento”, disse.

Entre os inadimplentes e o que estão deixando o negócio, Diego Rodrigo César, que era supervisor em uma empresa, faz os trâmites para abrir a microempresa individual. Animado com as possibilidades, ele foi até a praça retirar o alvará de funcionamento e a inscrição estadual para atuar como representante de vendas de colchões.

“A abertura do negócio foi estudada durante um ano. Formalizei pela internet pelo portal do microempreendedor. Nunca tive empresa, mas eu fiquei sabendo que o Mei não tem burocracia e os impostos são bem menores”.

Programação – A ação do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) tem três salas de palestras, tanto para os que estão abrindo, quanto para os que já têm um negócio.

O atendimento vai das 8h às 17h, até a próxima sexta-feira. Estão no local 15 instituições parceiras, como bancos, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Nos siga no Google Notícias