ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Missões comerciais incrementam exportações brasileiras

Luciene Cruz, da Agência Brasil | 11/02/2013 23:22

As missões empresariais brasileiras incrementaram em US$ 210 milhões a pauta de exportações do país em 2012. Durante o ano, as comitivas de negócios buscaram estreitar e consolidar relações comerciais no Oriente Médio, na China, América do Sul, Turquia e no Leste Europeu. Ao todo, 141 empresas nacionais participaram das rodadas de negócios.

Segundo o coordenador de Imagem e Acesso aos Mercados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Vinícius Estrela, no ano passado, o Brasil consolidou negócios feitos no ano anterior e ampliou o mercado de exportação. “Reafirmamos negócios e ampliamos pedidos. É importante esse trabalho de aproximar vendedores brasileiros dos compradores estrangeiros”, disse.

Na avaliação de Estrela, o momento econômico de incertezas em relação à crise faz com que o governo federal se interesse cada vez mais pela prospecção de mercados não tradicionais para ampliar os destinos das exportações brasileiras. A pauta diversificada diminui a dependência das vendas para o exterior em mercados tradicionais.

“A diversificação de países influencia o aumento da participação das empresas brasileiras. Conseguimos abordar todo tipo de mercado: de alimentação a máquinas e equipamentos. Assim como também autopeças, moda, casa, construção entre outros”, comentou.

Destacou ainda que o trabalho de inserção de produtos brasileiros em novos mercados tem rendido negócios positivos. “Em regiões em franco desenvolvimento, o mercado tende a ser menos afetado pelo cenário de crise mundial”, ponderou.

Para 2013, quatro missões comerciais já estão programadas. Ainda este mês, a caravana de empresários brasileiros segue para o Oriente Médio, onde vão visitar compradores de cinco países. Também fazem parte da agenda, rodadas empresariais à China, à América do Sul e à África. “Esse trabalho consistente e forte da exportação brasileira é uma pauta política extremamente importante”, finalizou o coordenador da Apex-Brasil.

As missões empresariais brasileiras são organizadas pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , Relações Exteriores e pela Apex-Brasil.

Nos siga no Google Notícias