ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Movimentação econômica menor reduziu repasse da Capital, diz André

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha | 27/12/2013 09:55
Governador voltou a falar da queda no repasse do ICMS para Campo Grande nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio)
Governador voltou a falar da queda no repasse do ICMS para Campo Grande nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Puccinelli (PMDB) voltou a falar, na manhã desta sexta-feira (27), sobre a redução no repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para Campo Grande. Ele disse que a diminuição no índice, que deve significar R$ 5,5 milhões a menos por mês, reflete a queda na movimentação econômica da cidade.

Durante entrega de fardas e equipamentos para a Polícia Militar, o governador disse que “foi uma queda extremamente técnica”. Puccinelli explicou que um programa faz o cálculo do índice do rateio. “Não tem interferência política”, assegurou.

Ele disse que cabe aos municípios buscarem o aumento do índice com o aumento no valor adicional, que é referente a movimentação da economia de um município. No entanto, mesmo com a contração polêmica e sem licitação do presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul), Júlio Cesar Rodrigues Souza, o prefeito Alcides Bernal (PP), não conseguiu elevar o índice.

Ontem, o governador citou a redução após a contratação do presidente da OAB/MS e chegou a dizer que faltou competência para a equipe do atual prefeito para reverter a diminuição no repasse.

Pelo contrário, a Capital perdeu recurso após a contratação de Júlio Cesar. O índice caiu de 22,2978% para 22,7462%. O município pagou R$ 11,2 mil por mês para o advogado elevar o percentual do repasse.

Segundo o governador, outros municípios conseguiram elevar o índice do rateio no ICMS. Ele citou o caso de Corumbá, que dobrou de 4% para 8% graças à inclusão da movimentação feita pelo gás boliviano. Outro município é Dourados, que ampliou a participação após a reativação do desenvolvimento econômico.

Contudo, Puccinelli disse que Campo Grande recebeu um valor maior do que no ano passado, apesar da queda no percentual. Ele afirmou que o aumento foi superior à inflação dos últimos 12 meses.

Nos siga no Google Notícias