ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

MPE investiga abuso em aumento da tarifa de energia pela Enersul

Jorge Almoas | 13/04/2011 17:44

A Promotoria de Defesa do Consumidor do MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito para investigar possível irregularidade e abuso no aumento da tarifa de energia elétrica praticada pela Enersul. O novo índice de 17,49 % foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O MP requisitou informações à Enersul e à própria Aneel sobre o aumento na tarifa, válido para 815 mil clientes em Mato Grosso do Sul.

A empresa tem 10 dias para apresentar os documentos.

A nova tarifa de energia elétrica passou a valer no dia 8 de abril. Um grupo de consumidores chegou a realizar um protesto com eletrodomésticos usados em frente à sede da Enersul, sinalizando que, com a conta mais cara, não seria possível utilizar os equipamentos.

O percentual aprovado para o reajuste da Enersul é o maior entre as 10 concessionárias de energia que estão tendo reajustes aprovados este mês. O índice é apenas um pouco menor do que a empresa havia solicitado, 17,56%.

Conforme o relatório final que aprovou o aumento, o reajuste de fato é de 12,33%, mas a percepção ao consumidor será em média de 17,49%.

A alta é diferenciada para os consumidores de alta tensão (14,86%) e os de baixa tensão (18,57%).

Nos siga no Google Notícias