ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Cresce 0,58% a geração de emprego formal no MS

Débora Diniz, de Brasília | 19/04/2011 16:21
Construção civil terminou trimestre com 2.290 vagas criadas (Foto: João Garrigó)
Construção civil terminou trimestre com 2.290 vagas criadas (Foto: João Garrigó)

Tendo o setor de serviços como carro-chefe, a geração de empregos formais cresceu 0,58% em março no Mato Grosso do Sul. Ao todo, 2.508 trabalhadores foram contratados com carteira assinada. Só o setor de serviços empregou 1.413 pessoas. Embora tenha havido crescimento em relação a fevereiro, o número é bem menor que o registrado em março do ano passado, quando foram contratados 4.204 trabalhadores.

Os dados integram o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em todo o País, foram criados 92.675 novos postos de trabalho em março, número menor que os registrados em janeiro e fevereiro, de 152.091 e 280.799, respectivamente.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, é preciso aguardar os próximos meses para afirmar se está havendo desaceleração no nível de empregabilidade. A expectativa é que o crescimento das contratações seja mais forte em abril.

“Março foi um mês atípico, e o resultado não tem ainda, a meu ver, relação com uma possível desaceleração da economia. O mercado de trabalho está muito ligado ao mercado interno, e não vejo demonstrações claras de desaquecimento”, comentou.

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos três primeiros meses do ano houve acréscimo de 12.774 postos (+3,04%) no Estado. Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses verificou-se um crescimento de 6,88% no nível de emprego ou mais 27.903 postos de trabalho.

O segundo setor com maior número de vagas abertas em Mato Grosso do Sul foi a indústria de transformação, com 630 vagas, seguido pela construção civil, com 233 contratações. Já o comércio seguiu pela contramão, demitindo 216 trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias